domingo, 30 de junho de 2019

Governo e UFMA discutem cenário do emprego formal no Maranhão



Com o intuito de reunir informações que deem subsídios às ações de geração de emprego e renda no Maranhão, o Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), discutiu questões relativas ao atual cenário do emprego formal no estado, com professores do Departamento de Economia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). O diálogo ocorreu na manhã desta sexta-feira (28).

Durante o encontro, os professores Alex Brito e Heric Hossoé, apresentaram ao secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, e outros técnicos da Setres, dados sobre a geração de emprego formal no Maranhão nos últimos 15 anos, bem como as nuances relativas a esses dados, como por exemplo, os principais setores que geram emprego e a dinâmica ocorrida nestes. As informações são fruto de levantamento realizado pelo departamento.

O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, definiu como necessária, a discussão sobre o atual cenário do emprego formal no Maranhão.

“Um importante diálogo que fortalece o embasamento para o desenvolvimento de políticas públicas de geração de emprego e renda, uma das prioridades do governador Flávio Dino, e um compromisso que temos lutado diariamente para cumpri-lo na pasta do Trabalho no Governo do Maranhão”, comentou.

“Além disso, destacamos que esse diálogo representa também, o estreitamento da parceria necessária entre a Setres e a Universidade Federal do Maranhão”, completou.

Para o professor Alex Brito, o diagnóstico apurado sobre o que vem acontecendo no mercado de trabalho no Maranhão, é importante para o desenvolvimento e para o desenho de políticas públicas adequadas à superação dos problemas que dificultam a geração de emprego. “Saber porque o mercado de trabalho desacelera, saber quais são os setores protagonistas que geram emprego, quem são os mais afetados, e a partir dessas informações, promover um diagnóstico sobre o que ocorre no mercado, é fundamental para o redesenho de políticas adequadas de combate ao desemprego e a desocupação”, ressalta.


Os representantes da UFMA acreditam que esse processo pode ganhar ainda mais força, a partir da parceria institucional entre o setor público e as pesquisas científicas que são realizadas nas universidades, e por isso torna-se importante o diálogo do tema.

Participaram da reunião, a chefe de Gabinete da Setres, Geiza Lemos; o supervisor de Atividade Meio, José de Ribamar Sousa; o assessor de Projetos e Programa da Setres, Sayd Zaidan; o coordenador do programa ‘Mais Emprego Digno’, Fredson Rander; a trainee de Gestão e Qualidade, Katarine Costa; e a coordenadora do programa ‘TrabPesca’, Brígida Santos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário