domingo, 9 de junho de 2019

Governo favorece trabalhadores que atuam com beneficiamento do babaçu, em Chapadinha

Chapadinha




“O governador Flávio Dino olhou para a classe trabalhadora da roça, e por meio de projetos como este, está dando oportunidade para muitas famílias saírem da extrema pobreza. Coisa que antes, a gente nem imaginava que ia acontecer no Maranhão”, disse Gracileia de Jesus, que trabalha com o beneficiamento do babaçu na Associação das Quebradeiras de Coco, no Povoado Canto dos Ferreiras, município de Chapadinha-MA. O grupo é acompanhado pelo projeto ‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário’, como parte da política de Economia Solidária, desenvolvido pelo governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado do Trabalho e Economia Solidária (Setres), em 50 municípios do estado.
O grupo é referência na região, enquanto organização de mulheres trabalhadoras, que fazem uso da produção coletiva sustentável e livre de agrotóxicos. O empreendimento produz vários itens derivados do babaçu, como óleos, azeites, farinhas, bolos, biscoitos e sorvetes de mesocarpo (substância extraída a partir da casca do fruto da palmeira).
Com objetivo de fortalecer a produção da agroindústria de beneficiamento do babaçu, na tarde da última quinta-feira (6), o secretário de estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowbert Alves, acompanhou de perto o trabalho gerido pelo grupo de mulheres empreendedoras solidárias e quebradeiras de coco de Chapadinha. Na oportunidade, o secretário reafirmou a parceria e apoio ao grupo produtivo, oferecidos pelo governo do Maranhão, por meio das ações da Setres.
“Estamos trabalhando para promover o desenvolvimento dos maranhenses, em especial os pequenos produtores, como é o caso desta comunidade que tem alto potencial para geração de trabalho e renda para a localidade. Esta é mais uma forma de honrar com o compromisso que o governador Flávio Dino têm com os trabalhadores deste estado”, ressaltou o secretário do Trabalho.
‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário’
Por meio desta iniciativa, pequenos empreendimentos como a Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Chapadinha, atendida pelo projeto, está recebendo formações, capacitações e plano de sustentabilidade para a gestão de empreendimentos econômicos solidários. Os beneficiários estão recebendo ainda, equipamentos e materiais de insumo.
Dona Gracileia de Jesus, da Cooperativa de Quebradeiras de Coco de Chapadinha, garante que o projeto ‘Maranhão Mais Justo e Solidário’ está potencializando cada vez mais o seu trabalho, porque está levando o que faltava para completar a produção deles.
“Juntou o conhecimento que temos do campo com as informações que os técnicos do projeto trazem; isso está nos ajudando bastante e vai fazer crescer a nossa renda e a de outras comunidades também”, destacou.
Comercialização dos Produtos 
Além de contribuir com o aumento da produtividade dos grupos, o projeto ‘Maranhão Desenvolvido Mais Justo e Solidário’ prevê a comercialização da produção gerada pelos empreendimentos.
Até o mês de dezembro, serão realizadas 28 Feiras Territóriais de Economia Solidária para exposição e venda dos produtos em várias regiões do estado. Na última sexta-feira (31), aconteceu a primeira feira do território Médio Mearim, reunindo dezenas de produtores no centro de São Luiz Gonzaga do Maranhão, com produtos de qualidade e preço acessível à população local.
É previsto ainda, a venda dos produtos ao longo do ano em um ponto fixo e estratégico: no Centro Histórico de São Luís, no Centro de Referência Estadual de Economia Solidária (Cresol), que é um espaço de articulação e suporte nos processos formativos, que faz a comercialização da produção dos empreendimentos atendidos pelo projeto.
“Este é um ponto marcante para nós, porque tínhamos vontade de mostrar nosso trabalho para o mundo, e agora temos essa oportunidade. Temos um local para vender nossa produção e ainda gerar renda”, destaca Gracileia de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário