quarta-feira, 26 de junho de 2019

Sedes realiza visita técnica e discute melhorias para equipamentos de segurança alimentar de São Luís


Implementar melhorias e adequações que otimizem os equipamentos de segurança alimentar administrados pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes). Com esse objetivo, o secretário Márcio Honaiser vistoriou o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular do Sol e Mar, na manhã desta terça-feira (25), em São Luís.

Acompanhado da equipe técnica da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar da Sedes (SASAN), o secretário explicou que apesar de recém inaugurado, o banco superou as expectativas de arrecadação de alimentos.

“Estamos arrecadando mais alimentos do que esperávamos e isso nos deixa extremamente satisfeitos. Com isso, estamos estudando a possibilidade da ampliação do Banco de Alimentos, criando mais um espaço de triagem e lavagem dos alimentos, que precisam de uma rotatividade rápida para que não estraguem”, pontuou Márcio.

Atualmente, 58 entidades socioassistenciais estão cadastradas para receberem alimentos aptos para o consumo. Em parceria com a Cooperativa dos Hortifrutigranjeiros e com a Central de Abastecimento do Maranhão (Ceasa), o banco inspeciona os alimentos doados na central de arrecadação, verificando se as propriedades nutricionais se mantêm inalteradas e se os produtos estão sem nenhuma restrição de caráter sanitário. Depois desse processo, a entrega é realizada sem nenhum custo aos beneficiários.

“Estamos cumprindo com a promessa do governador Flávio Dino de retirar cada vez mais famílias da situação de insegurança alimentar no nosso estado. Nossa prioridade é erradicar a fome com uma alimentação de qualidade, e consequentemente proporcionar melhorias na saúde dessas pessoas”, acrescentou o secretário.

Novo Restaurante do Sol e Mar


O Restaurante Popular do bairro Sol e Mar ganhou um novo espaço desde a última segunda-feira (24). Mais amplo e moderno, o equipamento continuará atendendo cerca de 1.000 pessoas por dia, com refeições balanceadas e elaboradas por nutricionistas, no valor de R$3.

Valter Serra, de 77 anos, disse que frequenta o restaurante desde a antiga sede, e parabenizou o Governo do Estado pelas melhorias realizadas.

“Eu fico muito feliz de ver que enquanto outros restaurantes de outros estados estão fechando, aqui no Maranhão eles estão modernizando. A gente não almoça no calor, tem uma comida boa e gostosa, e agora com mais espaço, a gente se sente mais confortável”, disse Valter.

29 equipamentos públicos de alimentação são administrados pela Sedes em todo o Maranhão, incluindo os Restaurantes, as cozinhas comunitárias e o Banco de Alimentos.

Para Soraia Lima, que trabalha próximo ao restaurante, o espaço é mais aconchegante e de fácil acesso.

“Aqui ficou mais perto do meu trabalho e almoço com mais calma. O espaço é maior, a gente não sente calor e a comida continua com a mesma qualidade”, explicou Soraia.

O restaurante popular funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h, e está localizado na Avenida Sol Nascente, bairro Sol e Mar, em São Luís.

Nenhum comentário:

Postar um comentário