sábado, 6 de julho de 2019

Câmara de São Luís homenageia 35 anos da Companhia Barrica

Câmara de São Luís homenageia 35 anos da Companhia Barrica
A Câmara Municipal de São Luís realizou, na manhã desta sexta-feira (05), sessão solene em homenagem aos trinta e cinco anos de criação da Companhia Barrica do Maranhão.
Em discurso no plenário, o presidente da sessão e autor da proposta que resultou na homenagem, vereador Sá Marques (PHS), destacou que essa é uma das mais importantes manifestações do folclore maranhense, que nasceu na Madre Deus e se espalhou para outros estados e até para outros países.
“Tudo que se pode falar em termos de elogios e adjetivos positivos à Companhia Barrica, eu sempre vou falar, diante da representação cultural em São Luís, no Maranhão e no Brasil. Eles já fizeram dezoito viagens internacionais, agora mesmo eles irão à Suíça, representando a cultura brasileira. Então, trata-se de um verdadeiro cartão postal dos principais folguedos da cultura brasileira”, pontuou o parlamentar.
Ligado à brincadeira desde os anos oitenta, e culturista por criação, Sá Marques sente-se muito à vontade para tal homenagem, por que vive a cultura na sua essência e diz que não consegue sobreviver sem ter esse contato, sem valorizar e incentivar as manifestações culturais. “Eu não sou um peixe fora D’água nesse mundo cultural”, observou.
Representando o prefeito Edivaldo, o Secretário Municipal de Cultura, Marlon Butão, destacou o histórico da Companhia. “Trata-se de uma referência da cultura popular do nosso Estado e de São Luis. Então, sem dúvida é uma homenagem muito justa, o vereador que é da área cultural e eu hoje representando o prefeito, estamos aqui pra referendar esse momento de grande significância para a nossa cultura”, pontuou.
Criador da Companhia, em 1985, a partir do Boizinho Barrica na comunidade da Madre Deus, José Pereira Godão contou que a brincadeira surge a partir da necessidade de criar-se novos artistas na comunidade, e do desejo de brincantes em estarem nas festas de rua do São João, ludovicense.
“Estar hoje aqui pra nós da Companhia Barrica é mais um grande compromisso, porque essa homenagem nos estar sendo prestada pela Câmara Municipal. Portanto, pela cidade de São Luis. Então, isso nos coloca na responsabilidade de dar continuidade, de buscar corresponder a essa homenagem”, pontuou.
Histórico
Criada em 1985 por José Pereira Godão, a Companhia Barrica é formado por um grupo de artistas que revigora e evidencia a tradição dos folguedos e das festas populares do Maranhão, apresentando-se em ruas, praças e palcos do Maranhão, do Brasil e do mundo, com sua diversidade de ritmos e danças peculiares dos festejos juninos e carnavalescos da cultura maranhense, em espetáculos como: A Natalina da Paixão (Natal e Quaresma), O Boizinho Barrica, a Luz de uma Estrela, Bicho-Terra e Peleja e Folia.
Concebida inicialmente como uma forma de integrar o conhecimento cultural, a experiência artística e a paixão pelas artes populares de uma geração de novos artistas do bairro Madre Deus, a Companhia vem provocando – durante todos esses anos de permanente trabalho em prol da revalorização da cultura popular um amplo questionamento entre artistas, autoridades e demais segmentos sociais sobre o verdadeiro papel do artista popular no contexto social e econômico da cultura, suscitando uma nova visão da sociedade para com as manifestações artísticas populares no Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário