domingo, 7 de julho de 2019

Governo fecha primeiro semestre com mais de 6 mil profissionais encaminhados ao mercado de trabalho



O Governo do Estado chega ao fim do primeiro semestre, com um saldo positivo na inserção e reinserção de profissionais ao mercado de trabalho. O levantamento realizado pelas agências do Sistema Nacional de Empregos (Sine), órgão vinculado à Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), mostra que nos primeiros meses de 2019, foram encaminhados mais de 6.700 profissionais à oportunidades de emprego, no Maranhão.

O levantamento mostra ainda, que desse total, 1.145 trabalhadores conseguiram ser efetivamente contratados pelas empresas às quais foram encaminhados, com uma média de 190 profissionais recolocados no mercado de trabalho, por mês. O resultado significativo torna-se ainda mais positivo, por ter sido obtido em um cenário de desaceleração na geração de emprego, situação que tem afetado todo o território nacional.

O secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, pontuou que o saldo positivo é fruto de um trabalho planejado com foco na ampliação da geração de emprego e renda para os maranhenses. “Desde o início do ano, assumimos o compromisso de desenvolver as políticas públicas consideradas como prioritárias pelo governador Flávio Dino, com foco na ampliação da captação de vagas de emprego, no intuito de promover a recolocação dos trabalhadores maranhenses no mercado formal. Para isso, montamos uma equipe, no âmbito da estrutura do Sine, com finalidade de intensificar o trabalho de captação de vagas, junto às empresas”, explicou o secretário.

O secretário Jowberth Alves destaca, ainda, o esforço especial para ampliar o número de oportunidades para jovens aprendizes. “Vamos possibilitar a primeira oportunidade de emprego a quem precisa entrar no mercado de trabalho. Nossa meta é chegar a 2.500 vagas, para jovens aprendizes em 2019”, concluiu.

Emprego e planos

Encaminhado pela agência do Sine São Luís, Jeferson Costa, de 18 anos, foi contratado para trabalhar na empresa Potiguar, na capital. Ao ser contratado, o jovem contou como pretende investir os ganhos da sua primeira oportunidade de trabalho. “Pretendo aproveitar bem essa oportunidade que o Sine está me oferecendo, que é a oportunidade de conquistar o meu primeiro emprego. Agora tenha uma profissão, posso ganhar meu dinheiro próprio e fazer uma faculdade”, contou empolgado.

Sine
O Sistema Nacional de Emprego (Sine), é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário