quinta-feira, 11 de julho de 2019

Inédita: São Luís recebe Feira Internacional de Artesanato e Decoração no Multicenter Sebrae nas férias


Maria Mathias, Diretora da FEINCARTES

Artesanato maranhense terá destaque entre obras de artistas de vários estados do Brasil e do exterior em uma das Feiras mais requisitadas do Brasil, de 19 a 28 de julho.


Uma viagem intercontinental com direito a mergulhos profundos na cultura de diferentes povos ao redor do mundo, incluindo o Maranhão. Essa é a principal proposta da FEINCARTES (Feira Internacional de Artesanato e Decoração), que chega pela primeira vez a São Luís, com um verdadeiro acervo artístico e artesanal, produzido com a mais alta qualidade e bom gosto. A edição inédita na capital maranhense tem apoio do Sebrae e do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Turismo (Superintendência do Programa do Artesanato do Maranhão).

Durante os dez dias em que a Feira abrirá as portas na capital maranhense, o público vai poder interagir com os próprios artesãos responsáveis pela produção dos mais variados itens expostos nos stands, no Multicenter Sebrae, espaço escolhido para a realização da mostra. “Para garantir conforto, segurança e acessibilidade, buscamos um lugar que, além de comportar a nossa estrutura, também oferecesse vantagens como a proximidade – já que o Multicenter Sebrae fica em uma localização bem central – e um estacionamento amplo”, enfatiza Maria Mathias, Diretora da FEINCARTES.

Designer senegalês de joias, Cheikh Ahmed 
Aproveitando o período de descanso de muitas famílias em São Luís, nas férias escolares, a Feira Internacional de Artesanato e Decoração vai proporcionar, entre os dias 19 e 28 de julho, sempre das 15h às 22h, um verdadeiro passeio pelo que há de mais simbólico e único nos países representados.

Além da qualidade do material utilizado nas fabricações, o público poderá ver de perto e adquirir produtos exóticos e inéditos, feitos pelas mãos dos mais variados artesãos. “O nosso grande diferencial é ir além da oferta de produtos. Nossa ideia é provocar esse intercâmbio cultural tão rico e que tanto nos orgulha”, destaca a diretora da FEINCARTES, Maria Mathias.

Volta ao mundo

Várias regiões do planeta, incluindo os costumes dos povos que nela habitam, são devidamente representadas na FEINCARTES. Na edição de São Luís, países dos continentes latino-americano, africano, asiático, europeu e do Oriente Médio marcarão presença.

O passeio internacional pode começar pela própria América do Sul, com o artesanato brasileiro. Haverá expositores dos estados do Pará, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Pernambuco e, claro, do Maranhão. “Cada estado apresentará aquilo que há de mais simbólico na identidade cultural. O Governo do Espírito Santo, por exemplo, trará um stand com as inconfundíveis panelas de barro capixabas. Já Minas Gerais é um lugar reconhecido pelas peças de decoração cheias de arrojo e design”, explica Maria Mathias.

Artesanato maranhense

Em cada edição da FEINCARTES, o artesanato local sempre é um dos destaques. Em São Luís, não será diferente. Graças a uma parceria bem sucedida com o Sebrae e com o Governo do Estado, a Feira terá um espaço dedicado às produções maranhenses.

De acordo com Viviane de Jesus, superintendente do Programa do Artesanato do Maranhão, vinculado à Secretaria de Turismo do Maranhão, estarão em exposição desde acessórios feitos com matéria-prima regional, como a tradicional fibra do buriti, até objetos para o uso do dia a dia produzidos a partir de outros elementos naturais encontrados em abundância no Maranhão, além de peças com a tradicional azulejaria. “Estar presente na Feira Internacional é uma oportunidade de mostrarmos a pessoas de vários lugares do mundo a diversidade e a qualidade da produção artesanal maranhense, que muitas vezes, não é conhecida pelo público”, exclama Viviane.

Já o Sebrae deverá levar para a FEINCARTES produtos fabricados em projetos sociais incentivados pela própria organização, que atua no fomento e no suporte ao desenvolvimento de pequenos e médios negócios no país, incluindo cooperativas de trabalho. “Aqui no Maranhão temos entidades que produzem vassouras a partir da reciclagem de garrafas pet; diversos produtos feitos com insumos do côco babaçu, como o óleo, o sabonete, etc. Estamos entusiasmados com essa parceria”, afirma Luis Walter, do Sebrae.

Artesanato mundial

Além de conhecer bem o que é produzido no próprio país, os visitantes da FEINCARTES poderão desbravar outros horizontes, ao conhecerem de perto artesãos de outros onze países: África do Sul, Chile, Índia, Indonésia, Japão, Paquistão, Peru, Portugal, Rússia, Senegal e Turquia.

Da Turquia, destaque para as típicas luminárias coloridas, tapetes, objetos utilitários em cerâmica pintada à mão e, claro, toda a alegria do povo turco, reconhecido também pelo que é produzido na região da Capadócia, como toalhas bordadas, taças e compôs, em exposição no Gran Bazar.

Outra parada obrigatória é no stand do internacionalmente renomado designer senegalês de joias, Cheikh Ahmed Tidiane Sene, que representa a cultura do Senegal em peças de design único, utilizando pérolas barrocas, esmeraldas, turmalinas, rubis, coral e lápis lazúli. O mais interessante é que o artista produz as peças enquanto as expõe, dando ao público o deleite de vê-lo criar, ao vivo, seguindo a inspiração do momento, as mais variadas e belas joias.

Do continente latino-americano, as peças mais diferentes são as produzidas no Peru, como as roupas típicas em lã de alpaca e lhama, além de cachecóis. Além disso, também tem espaço para os reconhecidos espelhos decorativos, para as cerâmicas que representam o dia a dia dos camponeses peruanos, presépios típicos, mochilas e acessórios.

A viagem à Índia começa pelos acessórios, colchas e móveis produzidos artesanalmente em madeira teca. Já o passeio pela África do Sul permite um contato próximo com uma diversidade de tecidos e roupas coloridas, além das máscaras exóticas e acessórios característicos do continente africano.

A jornada ganha ainda mais encanto com o toque de mistério e magia que vêm diretamente da Indonésia, em esculturas de animais e de divindades, máscaras tribais, réplicas de Buda, cestaria de rattan, entre outros, usados como peças de decoração, feitas por artesãos que contam um pouco da história desse lugar tão distante e tão curioso.

Oficinas e cursos gratuitos

Como de costume em outros lugares, a edição da FEINCARTES de São Luís também trará uma inovação bem interessante, em especial, a quem já trabalha ou a quem quer começar a trabalhar com artesanato. Diariamente, serão realizados cursos e oficinas de forma gratuita.

A programação, que deverá ser publicada na semana do evento, já tem confirmação para as oficinas dos famosos bordados de Ouro Preto (MG) e da chamada renda renascença, de Pernambuco.

“Nós acreditamos que é preciso deixar um legado em cada canto que a FEINCARTES visita. Em São Luís, vamos contribuir com a valorização do que é produzido aqui e, também, ensinar algo novo aos maranhenses que quiserem aprender sobre outras culturas e, assim, capacitarem-se para novas possibilidades no mercado de trabalho”, conclui Maria Mathias, diretora da Feira.

Sobre a FEINCARTES

A Feira Internacional de Artesanato e Decoração é realizada pela renomada empresa capixaba Mathias Produções e Eventos, especializada no segmento há mais de 20 anos. Em todo esse tempo, já foram mais de cem edições da FEINCARTES por todo o Brasil.

SERVIÇO

O QUE: Feira Internacional de Artesanato e Decoração, com oficinas e cursos gratuitos de artesanato
QUANDO: 19 a 28 de julho de 2019, das 15h às 22h
ONDE: Multicenter Sebrae – Cohafuma
INGRESSOS: R$8,00 / meia-entrada para idosos acima dos 60 anos / acesso gratuito para crianças de até 12 anos acompanhadas

Nenhum comentário:

Postar um comentário