terça-feira, 13 de agosto de 2019

Acorda Trabalhador’ ressalta importância da Ouvidoria na gestão pública



Você sabe qual é a função de uma ouvidoria em um órgão público? A ouvidoria é a principal porta de acesso da população ao governo. Por meio dela, a população solicita a prestação de serviços, registra denúncias, reclamações e elogios.

A importância da Ouvidoria na gestão pública, foi a temática principal da atividade ‘Acorda Trabalhador’, nesta terça-feira (13), na agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), do Centro de São Luís. A atividade é desenvolvida pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres).

‪O secretário do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destacou que o tema reforça os objetivos da atividade semanal, realizada no Sine. “A ideia do ‘Acorda Trabalhador’ é exatamente essa: trabalhar a motivação, informar, capacitar e melhorar as condições daqueles trabalhadores e trabalhadoras que buscam algum serviço por meio do Sine. Por sua vez, mostramos a importância da Ouvidoria para os trabalhadores, como uma ferramenta que assegura suas manifestações. A Secretaria do Trabalho, prioriza esse canal direto do governo com a população, fazendo dos cidadãos, os principais consultores da gestão estadual”, ressaltou.

‪A mediadora do diálogo, sobre a importância da Ouvidoria na gestão pública, aos trabalhadores, foi a coordenadora da Ouvidoria da Setres, Andrea Rezende. Ela enfatizou a importância da ferramenta como um canal de comunicação que forma um elo de gestão participativa e papel social entre governo e população.

‪“Às vezes o trabalhador não sabe como reivindicar seus diretos ou expor suas opiniões e críticas, ou sanar dúvidas. Foi um momento muito importante para germinar esse entendimento, para os que estavam ali, em busca de algum atendimento no Sine, e, consequentemente conhecer a estrutura de uma Ouvidoria para saber que ela é uma aliada dos trabalhadores”, ressaltou.

‪‘Acorda Trabalhador’

‪Realizado semanalmente às terças-feiras, o ‘Acorda Trabalhador’ é voltado ao público que busca atendimento de intermediação de mão de obra e seguro desemprego, na agência do Sine Centro. A atividade acontece no salão de atendimento da agência, com duração aproximada de meia hora. Utilizando recursos audiovisuais e subdivida em quatro eixos; acolhida, momento cívico, momento de espiritualidade e reflexão a partir de algum tema específico, a atividade eleva a autoestima e a capacidade reflexiva do trabalhador.

‘Ação Germinar’

‪O ‘Acorda Trabalhador’ integra as atividades da ‘Ação Germinar’, iniciativa do Sine que objetiva desenvolver ações pontuais, estruturadas de curta duração e de forma sistematizada, proporcionando ao trabalhador, um espaço de reflexão sobre as demandas envolvidas no processo de contratação ou de recolocação profissional.

‪Sine

‪O Sistema Nacional de Emprego (SINE) é responsável pela ligação entre as empresas e os trabalhadores que estão à procura de emprego, visando a inserção no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. O cadastro dos trabalhadores é feito nas agências do órgão, sendo necessária a carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho e comprovante de residência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário