segunda-feira, 26 de agosto de 2019

Empregos: construção civil tem saldo positivo, pelo segundo mês consecutivo, no Maranhão



Setor da construção civil registrou números positivos no Maranhão (Foto: Divulgação)

O setor da construção civil registrou pelo segundo mês consecutivo, números positivos no Maranhão. Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na sexta-feira (23), pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, mostram que a construção civil gerou 656 novos postos de trabalho, resultado de 2.176 admissões e 1.520 demissões.

O resultado de julho mantém em alta o desempenho da construção civil no Maranhão, registrado em junho, quando foram geradas 883 novas vagas de emprego no setor. O saldo foi decorrente de 2.165 contratações e 1.282 desligamentos. Em dois meses, o setor de construção civil gerou 1.539 novos postos de trabalho, no Maranhão.


O secretário de Estado do Trabalho e da Economia Solidária, Jowberth Alves, destaca que o bom resultado na geração de empregos no setor da construção civil, nos últimos dois meses, é fruto do investimento do Governo do Estado na área, especialmente com o programa ‘Mutirão Rua Digna’. Ainda de acordo com o secretário, por conta da diminuição de investimentos em nível nacional, especialmente com interrupção de obras do programa ‘Minha Casa, Minha Vida’, a construção civil tem perdido vagas em todo o país.

“No Maranhão, o governo Flávio Dino, tem caminhado na contramão dessa falta de investimentos na construção civil. O programa ‘Rua Digna’, que gera emprego e renda no setor, a partir da construção e recuperação de ruas, tem possibilitado um aquecimento no mercado. Com investimento de R$ 4 milhões, 50 obras estão sendo concluídas e a meta é investirmos mais cerca de R$ 6 milhões no novo edital, que deve ser lançado ainda nesse segundo semestre, o que vai aquecer ainda mais o mercado e gerar mais postos de trabalho no setor”, ressalta.

Obras do programa ‘Mutirão Rua Digna’ têm ajudado a gerar empregos na construção civil

Outros setores

Os dados do Caged apontam que pelo segundo mês consecutivo, o emprego formal cresceu no Maranhão. Os números revelam que, em julho, além da construção civil, houve abertura de vagas em mais cinco dos oito setores da economia. Tiveram registro de novas vagas, também, os setores do Comércio; Extrativa Mineral; Agropecuária; Administração Pública e Serviços Industriais de Utilidade Pública. Serviços e Indústria de Transformação foram os únicos setores que demitiram no período.

Nenhum comentário:

Postar um comentário