quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Flávio Dino: Consórcio Nordeste é instrumento para fortalecer o Brasil


Em encontro, governadores do Nordeste reafirmam compromisso de integração da região.
A Assembléia Geral do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, reuniu os governadores dos nove estados do Nordeste, em Teresina. Na pauta, o avanço da construção de um plano comum para a região, visando contemplar todas as áreas inerentes à administração pública. 


O governador Wellington Dias, anfitrião do encontro, abriu a reunião ressaltando a importância e a necessidade da agenda. "Existem particularidades em cada estado, mas se olharmos as pautas prioritárias do Nordeste, veremos as grandes pautas do Piauí. Trabalhar isoladamente é positivo, mas coletivamente tem efeito muito maior”, explicou Dias. 


No encontro, a vice-governadora do Pernambuco Luciana Santos destacou o enfrentamento necessário contra a privatização de estatais, como a CHESF- Companhia Hidrelétrica do São Francisco. Para Luciana, "privatizar a CHESF é um grande retrocesso, visto que a companhia é um patrimônio para o Nordeste." A vice-governadora falou ainda sobre o esforço conjunto e saudável que os estados estão consolidando. Pelas características semelhantes entre os estados, sejam de problemas históricos, seja da ausência completa de um projeto nacional de desenvolvimento que contemplasse o Nordeste, mas qie a partir de agora, buscam juntos parcerias para o desenvolvimento da região. 

O Consórcio Nordeste se prepara para uma agenda internacional no mês de novembro, quando deve manter encontros institucionais e empresariais, em quatro países da Europa (Alemanha, França, Itália e Espanha). A idéia é apresentar uma região composta por 55 milhões de consumidores, que guarda grandes oportunidades de negócios. Será elaborado um projeto com interesses coletivos e individuais de cada estado, afim de buscar investimentos em áreas como conectividade, saúde, educação, saneamento, infraestrutura, turismo e meio-ambiente.


O governador do Maranhão Flávio Dino ratificou a importância do Consórcio como instrumento de fortalecimento do Brasil e da integração nacional. Para Dino, "O Nordeste precisa estar unido e forte para contribuir com o desenvolvimento do país."

Os governadores assinaram uma carta conjunta, com os encaminhamentos aprovados na assembléia.

Confira abaixo outras imagens da reunião:








 

Nenhum comentário:

Postar um comentário