segunda-feira, 19 de agosto de 2019

Representantes do Ministério da Cidadania e Embrapa visitam equipamentos de segurança alimentar


Na manhã desta segunda-feira (19), representantes do Ministério da Cidadania e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) visitaram o Banco de Alimentos e o Restaurante Popular, acompanhados da equipe da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes).
O secretário Márcio Honaiser, explicou que um dos maiores legados do Governo Flávio Dino são os investimentos no âmbito da segurança alimentar.
“Atualmente contamos com 30 equipamentos de segurança alimentar, dentre eles o Banco de Alimentos, Restaurantes Populares, Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESANS) e cozinhas comunitárias, que nos ajudam no combate à fome e à insegurança alimentar no nosso estado”, disse o secretário.
A construção de um Banco de Alimentos foi uma das medidas adotadas visando à redução de perdas e desperdício de alimentos em São Luís. A ideia é arrecadar alimentos em bom estado para consumo e doá-los para creches, asilos e entidades socioassistenciais que atendam aos critérios da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar da Sedes (Sasan).
José Roberto Cavalcante, secretário Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural, do Ministério da Cidadania, avaliou de forma positiva o funcionamento dos equipamentos.
“Estamos felizes em ver o bom funcionamento do banco. Atualmente temos mais de 200 instalados pelo país, e acreditamos que iniciativas como esta, como o investimento efetivo em equipamentos de segurança alimentar, como o restaurante popular, favorecem a melhoria do estado de vulnerabilidade alimentar do Maranhão”, disse o secretário.
O Maranhão conta com 27 restaurantes populares e recentemente, três Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESANS),  foram inaugurados em municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), oferecendo orientação nutricional e de profissional de Educação Física, medição de pressão e glicemia, além de cursos e oficinas, para que o direito humano à alimentação adequada seja plenamente exercidos nesse lugares que tanto precisam.
Para a chefe geral da Embrapa, Lourdes Brefin, o funcionamento do banco e o restaurante é uma iniciativa louvável para evitar o desperdício de alimentos em um estado onde a fome ainda atinge a uma grande parcela da população.
“É fantástico ver que os alimentos que iam ser jogados no lixo estão em perfeito estado de consumo depois da triagem no banco, e serão destinados a quem tem fome. A comida do restaurante popular é de excelente qualidade e é muito satisfatório ver o nosso estado caminhando para a melhoria da segurança alimentar”, disse Lourdes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário