segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Em entrevista à TV Assembleia, Rubens Júnior destaca execução do programa "Nosso Centro"



O deputado federal licenciado e secretário de Estado de Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Rubens Júnior (PCdoB), concedeu entrevista, nesta segunda-feira (23), ao programa Portal da Assembleia, no quadro Sala de Entrevista, apresentado pelo jornalista Juracy Filho, da TV Assembleia. Ele falou, dentre outros assuntos, sobre a execução do programa “Nosso Centro”, lançado recentemente pelo Governo do Estado, que investirá R$ 144 milhões na revitalização do Centro Histórico de São Luís.

Segundo o secretário, o governador Flávio Dino (PCdoB) percebeu a importância de se investir no centro da cidade, quer seja com recursos do Governo do Estado, da Prefeitura ou do Governo Federal, por meio do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O programa “Nosso Centro”

Rubens Júnior afirmou que o governador resolveu dar um passo além, criando o programa “Nosso Centro”, com o objetivo de revitalizar ainda mais o Centro Histórico. Ele disse que investir no centro não beneficia somente o morador da área, mas toda a cidade, porque se reflete em novos negócios e novas oportunidades de emprego, melhora o turismo e valoriza a cultura. “O programa 'Nosso Centro' está em plena execução e não é apenas uma peça de propaganda, uma retórica. Estamos constatando, nos últimos tempos, uma efetiva valorização do centro de São Luís. E vamos torná-lo cada vez melhor”.

O secretário afirmou que a população está frequentando muito mais o centro e espera que isso se multiplique muito mais. “Nossas taxas de ocupação de hotelaria, nos meses de junho e julho, foram as melhores dos últimos anos. Isto traz retorno para a economia do nosso estado. Pequenas intervenções feitas no centro como, por exemplo, a que aconteceu na escadaria, estão trazendo uma cadeia de bons resultados”, salientou.

O programa "Nosso Centro", segundo ele, leva em conta múltiplos fatores e vocações. "Para ter o centro valorizado, não podemos pensar só em turista, só em restaurante ou festa. Por isso, focamos o programa em cinco polos de atuação. O primeiro deles é a habitação. Nós últimos 15 anos, tivemos uma redução de mais 30% da população do centro. O segundo é o tecnológico, inspirado no polo digital de Recife. Vamos montar um parque tecnológico, fazendo a conjugação da parte histórica com o que há de mais moderno. O terceiro é o comercial, com o programa 'Adote um Casarão', explicou Rubens Júnior.

Programa “Adote um Casarão”

De acordo com o secretário, o programa “Adote um Casarão” doará à iniciativa privada cerca de 30 imóveis estaduais que estão fechados ou ocupados irregularmente. “A determinação do governador Flávio Dino é passarmos esses prédios para a inciativa privada, em forma de concessão, para a exploração de uma atividade econômica. Estamos na fase de coleta das propostas. O empresário interessado pode procurar nossa Secretaria e apresentar sua proposta. Aquelas que melhor fizerem uso do centro serão selecionados. É uma concessão gratuita, por até 30 anos”, revelou.

“Esse programa vai gerar emprego, desenvolvimento e a ocupação do centro, que é o nosso foco principal. Vamos priorizar aqueles prédios que estão fechados ou subocupados, para se combater os vazios urbanos. Hoje, temos 10 imóveis à disposição. Quem tem que atuar para combater esse vazio urbano é o Governo do Estado. Por isso, o programa 'Adote um Casarão' é uma espécie de parceria público-privada (PPP). O Governo do Estado está propondo um casarão reformado, no Centro Histórico de São Luís, a título gratuito”, complementou Rubens Júnior.

Melhoria da segurança no centro

O secretário disse que os outros polos focados pelo programa “Nosso Centro” são o institucional e o turístico, mas que tem um eixo que passa ao lado de tudo isso, que é a questão da segurança. “Sem garantir a segurança, o programa 'Nosso Centro' não dará certo. Por isso, o governador determinou que se intensifique o policiamento no centro da cidade, dobrando o número de viaturas e do vídeomonitoramento. Temos, hoje, 25 câmeras funcionando e queremos chegar a 50. Vamos investir maciçamente na segurança do centro da cidade”, ressaltou.

“Nosso desafio é tornar o Centro Histórico o cartão de visita de São Luís, como Barreirinhas o é para o Estado do Maranhão. Mas a Ilha de São Luís não se resume a isso. Nós temos que falar das fronhas, na Raposa. Temos que falar do turismo religioso, de São José de Ribamar. Temos que falar da nossa Avenida Litorânea, da nossa culinária, que é riquíssima, do nosso folclore. É um somatório de fatores que fazem com que o Brasil todo esteja interessado em conhecer o Maranhão. Vamos estimular linhas de pesquisa sobre o Centro Histórico de São Luís”, defendeu.

A população aprovou a obra do Parque do Rangedor

Ao término da entrevista, Rubens Júnior disse que a população aprovou a obra do Parque do Rangedor. “Muita gente criticou essa obra antes de conhecer. Hoje, está aí sendo visitada e utilizada como área de lazer pela nossa população. Já faz parte da rotina de muitos ludovicenses. Precisamos ter mais parques como esse. Temos muito mais obras a oferecer à nossa população”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário