segunda-feira, 23 de setembro de 2019

Governo entrega CRAS e CRESAN em Itaipava do Grajaú




Integrando o projeto de expansão da rede de equipamentos sociais que irão ampliar o atendimento destinado à população em situação de vulnerabilidades social no Maranhão, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou nesta segunda-feira (23), o 130° Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e o quarto Centro de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (CRESAN), em Itaipava do Grajaú.

Para o titular da Sedes, Márcio Honaiser, ações como estas demonstram a prioridade do governador Flavio Dino com os menos favorecidos.

“Tanto o restaurante quanto o CRAS são equipamentos públicos de extrema importância para as famílias em vulnerabilidades social e insegurança alimentar. Agora são 145 equipamentos de assistência social e 32 equipamentos de segurança alimentar em todo o Maranhão. Entregamos os prédios como forma de atenção e compromisso do Governo do Estado com aqueles que mais precisam”, disse o secretário.

O CRAS facilita o acesso de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidades às políticas públicas de assistência social.
Garante a participação em programas federais e estaduais, através da inscrição do Cadastro Único (CadÚnico) e serviços como o de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif) e o de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).

Carlos Brandão, vice-governador, destacou a importância dos equipamentos nos municípios que compõem o Programa Mais IDH.

“30 municípios com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) são prioridades nas nossas ações. O CRAS é a porta de entrada para todas as políticas socioassistenciais e o restaurante popular ofertará alimentação saudável, além de atendimentos psicológicos, nutricionais, dentre outros serviços médicos. Estamos trabalhando de forma incessante para o bem da nossa gente” disse Carlos Brandão.


Com um investimento de R$ 373 mil reais, o equipamento será entregue à gestão municipal, totalmente mobiliado pelo Estado. Nos municípios, o CRAS contribui também para a boa execução de programas sociais como o Bolsa Escola, criado pelo Governo do Estado, que tem como objetivo beneficiar estudantes de escolas pública, na faixa etária de 4 a 17 anos, com a concessão de auxílio para a compra de materiais escolares.

Para o prefeito, João Gonçalves, os equipamentos mudarão para melhor a vida da população de Itaipava do Grajaú.

“Somos gratos ao Governo do Estado por esses prédios e serviços ofertados à nossa cidade que tanto precisa. Será de grande valia para as pessoas e famílias carentes, um almoço de qualidade aliado a atendimentos que visam o bem da saúde. O CRAS é amplo e poderá atender melhor os usuários que participam dos programas de assistência. Estamos muito felizes com as inaugurações”, disse o prefeito.

O público-alvo dos Centros são famílias e indivíduos em situação de grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

A beneficiária Maria Enilde, 78 anos, participa do grupo de idosos no CRAS. Ela agradeceu pelo no prédio e falou sobre a diferença dos dois espaços.

“O antigo prédio era ruim porque era pequeno demais, a gente não tinha espaço para fazer nossas reuniões e as vezes não tinha lugar nem pra sentar. Agora com esse prédio não, os móveis são novos, o espaço é grande e da até pra chamar mais gente para participar do nosso grupo. O governador Flávio Dino está de nota 10 por esse presente”, disse Maria.

Em Itaipava, mais de 2 mil famílias são atendidas no CRAS. O equipamento possibilita o acesso à outras importantes políticas socioassistenciais, como o Bolsa Família, Benefício de Proteção Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como incentivo a geração de trabalho e renda, entre outras ações.

29° Restaurante Popular do Maranhão

O Cresan de Itaipava do Grajaú é o quarto inaugurado em todo o estado. Os equipamentos prestam serviços voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, tais como atendimento básico de saúde, atividades físicas e laborais, capacitação, oficinas, fornecimento de refeições saudáveis de qualidade e balanceada por nutricionistas, ofertadas de forma gratuita para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional/Cresan. (Foto: Honório Moreira/Sedes)

Cidileia Machado, de 33 anos, é agricultora familiar e aprovou o novo restaurante, que também será uma nova fonte de renda para a sua família.

“Eu adorei esse espaço. Aqui é grande, confortável, não vamos almoçar no calor e a comida é muito gostosa. Fico feliz também de poder contribuir com o meu trabalho, fornecendo os alimentos para o preparo das refeições”, disse.

Além dos serviços ofertados, o Cresan ajuda na movimentação da economia do município, adquirindo o mínimo de 30% de alimentos produzidos pela agricultura familiar local.

O cardápio especial de inauguração contou com arroz com couve, feijão com maxixe e quiabo, file de frango ao molho pizzaiolo, carne assada, purê misto de abóbora, cenoura e batata, salada tropical.

O restaurante de Itaipava do Grajaú ofertará 200 refeições diárias, no valor de R$ 2, com direito a suco e sobremesa. Funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h, na Rua Divino Santana, s/n – Centro.

Oficina de aproveitamento integral dos alimentos

Na ocasião da inauguração, populares participaram da Oficina de aproveitamento integral de alimentos, onde foram orientados sobre nutrientes contidos em sementes, cascas e talos, que comumente são descartados.

Logo após, foi feita a demonstração e a degustação das receitas: geleia de abacaxi, creme de banana, suco de abacaxi com hortelã, suco de batata doce com maracujá, doce de entrecasca do maracujá, cuscuz nutritivo e bife da casca de banana.

Para Maria Eunice, de 68 anos, nunca é tarde para aprender uma nova forma de se alimentar e também de economizar com as receitas de reaproveitamento.

“Achei muito interessante saber que as coisamos que jogas no lixo podem ser consumidas e fazem bem para a nossa saúde. Gostei muito das receitas novas que aprendi”, disse Maria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário