quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Governo entrega CRAS e SSAA em Altamira, Cururupu e Gonçalves Dias



O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), inaugurou nesta quarta-feira (04) e quinta-feira (05), um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) e três Sistemas de Abastecimento de Água (SSAA) nos municípios de Altamira do Maranhão, Cururupu e Gonçalves Dias.

Em Altamira do Maranhão, foi entregue o 144º equipamento de Assistência Social do estado. Com um investimento da ordem de 428 mil reais, o prédio foi entregue mobiliado e beneficiará 260 famílias. O Cras atenderá as famílias em situação de vulnerabilidade social, ofertando uma gama de serviços que são essenciais para a proteção dos direitos e da dignidade de cada cidadão.

O prefeito Ricardo Almeida, agradeceu ao Governo do Estado pela benfeitoria que irá fortalecer as políticas de assistência social da cidade.

“Estamos felizes porque o CRAS possibilita o acesso à importantes políticas socioassistenciais, como o Bolsa Família, Bolsa Escola, Benefício de Proteção Continuada (BPC), Tarifa Social de Energia Elétrica, isenção na taxa de inscrição em concursos públicos, Pronatec, carteira do idoso, Programa Minha Casa Minha Vida, bem como incentivo a geração de trabalho e renda, dentre outras ações. Com certeza é algo que ajudará e muito o nosso povo”, disse o prefeito.


Em Cururupu, a água encanada trouxe alegria para 100 famílias dos povoados Aquiles Lisboa e Roça de Baixo. Os sistemas incluem poço artesiano, reservatório de água com estrutura de concreto, caixa d’água, redes de distribuição principal e secundárias, além de ligações domiciliares.

O titular da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que os poços tem o objetivo de minorar o sofrimento de uma população que há décadas sofre com a falta de água em casa.

“As instalações desses sistemas proporcionam melhor qualidade de vida por meio do abastecimento de água potável para atividades domésticas e para a pequena produção agrícola, resgatando a cidadania e gerando renda, além de solucionar casos de doenças de veiculação hídrica, como forma de reduzir a mortalidade infantil”, disse o secretário.

Com a proposta de levar água potável de qualidade às comunidades que ainda não usufruem desse benefício essencial, 200 famílias foram beneficiadas com SSAA também em Gonçalves Dias. O investimento de R$ 847 mil reais, contemplou os povoados Patioba, Trecho II, Domingos Izidio e Canabrava.

Francisca Vieira, moradora do povoado Patioba, contou com alegria que não precisará mais procurar água todos os dias para realizar suas atividades domésticas.

“Antigamente era um sacrifício que graças a Deus acabou depois da chegada desse poço. Será um sofrimento a menos termos água na nossa casa, nosso povo fica muito agradecido por essa benfeitoria”, disse a moradora.


O subsecretário da Sedes, Clovis Paz, disse que o trabalho é árduo para garantir o mínimo de dignidade de vida às pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Ter água de qualidade em casa é um direito dos cidadãos e o governo Flávio Dino está trabalhando para ampliar esse importante serviço público e garantir às famílias melhorias à sua saúde e qualidade de vida”, disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário