quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Governo promove capacitação sobre segurança alimentar para 12 municípios



Promover o funcionamento efetivo dos Centros de Referência de Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan) do Programa Mais IDH. Com esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou a Oficina de Operacionalização dos Cresans, nesta quarta (11) e quinta – feira (12), em São Luís. A capacitação foi destinada à equipe técnica dos restaurantes, como nutricionistas, auxiliares de enfermagem, psicólogos, educadores físicos e assistentes sociais.

O titular da Sedes, Márcio Honaiser, participou da abertura da capacitação e explicou que o momento é de extrema importância para fazer com que as políticas públicas sejam executadas com sucesso.

“A segurança alimentar é um dos direitos mais importantes do ser humano porque colabora com uma boa saúde e com todas as demais atividades que ele possa ter. Por isso é fundamental uma alimentação adequada unida a uma equipe multiprofissional qualificada, para que os nossos equipamentos sejam gerenciados a contento”, disse o secretário.


Honaiser anunciou ainda, que até 2020, todos os municípios do Mais IDH terão uma unidade do CRESAN. “Uma das prioridades do governador Flávio Dino é garantir uma alimentação de qualidade aos maranhenses, retirando-os da situação de vulnerabilidade alimentar e nutricional. Vamos trabalhar com afinco para atingir essa meta em prol da nossa gente”, afirmou.

No Maranhão, três unidades do CRESAN já estão em funcionamento nos municípios de Satubinha, Governador Newton Belo e Centro Novo do Maranhão. Os equipamentos prestam serviços voltados para a Segurança Alimentar e Nutricional, tais como atendimento básico de saúde, atividades físicas e laborais, capacitação, fornecimento de refeições saudáveis de qualidade e balanceada por nutricionistas, ofertadas de forma gratuita para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

O secretário adjunto da Secretaria Estadual de Direitos Humanos e Participação Popular (SEDIHPOP), Bruno Lacerda, disse que a segurança alimentar proporciona não só alimentos, mas sim qualidade de vida aos que mais precisam.


“A Sedes é uma das pastas do governo mais atuantes do Programa Mais IDH. São ações que envolvem a assistência social, a infraestrutura e a segurança alimentar, que garante uma vida digna com um importante direito humano, que é o da alimentação saudável”, disse o secretário.

A capacitação contou com explanações sobre a importância da interação entre as políticas; o Plano Mais IDH e as ações do Cresan; funcionamento técnico/operacional de um equipamento de segurança alimentar e nutricional; controle social nos equipamentos de segurança alimentar e nutricional; monitoramento e instrumentais; relatos de experiências exitosas em Governador Newton Bello, Satubinha e Centro Novo do MA; oficina do plano de ação do CRESAN, debates e questionamentos.

50 participantes dos municípios de Arame, Brejo de Areia, Centro Novo do Maranhão, Fernando Falcão, Governador Newton Bello, Itaipava do Grajaú, Jenipapo dos Vieiras, Lagoa Grande do Maranhão, Santa Filomena do Maranhão, São Francisco do Maranhão, São Raimundo do Doca Bezerra e Satubinha.

A prefeita de Centro Novo do Maranhão, Diva Silva, relatou sobre a experiência de ter um Cresan em funcionamento no seu município.

“Somos gratos e sentimos uma alegria muito grande em ter um equipamento como este na nossa cidade que só veio para trazer benefícios. Conseguimos alcançar a meta diária de 200 refeições produzidas com alimentos fornecidas pelos nossos agricultores locais. Além de consumir uma comida de qualidade e saudável, a população pode fazer as avaliações físicas e nutricionais e fazer atividade física, que é muito importante para a saúde. O Governo está de parabéns por mais essa melhoria na vida dos maranhenses”, disse a prefeita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário