segunda-feira, 2 de setembro de 2019

Governo promove capacitação a trabalhadores da coleta seletiva, em 15 municípios do estado



Com a meta de capacitar 800 trabalhadores que atuam no manejo da coleta seletiva, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres), tem realizado formações em grupos e cooperativas de catadores de materiais de resíduos sólidos, em 15 municípios do estado. A iniciativa é desenvolvida através do projeto ‘Pro-Catador’, que visa melhorar as condições de Trabalho, aumentar a geração de Renda e proporcionar mais dignidade a catadores de materiais recicláveis, no Maranhão.

Durante o acompanhamento do projeto ‘Pro-Catador’, no município de Barreirinhas, na última sexta-feira (30), o secretário de Estado do Trabalho, Jowberth Alves, destacou a relevância da atuação do segmento e anunciou novas etapas de andamento do projeto. “Já estamos em fase de assinatura do contrato para aquisição dos equipamentos e maquinários a serem doados, ainda este ano, aos grupos de catadores. Este projeto tem o propósito de valorizar ainda mais o importante trabalho que é realizado pela categoria, que além de movimentar a economia, zela pelo meio ambiente e os recursos naturais”, destacou.

As capacitações, que estão acontecendo em várias regiões do estado, além de garantir o aprimoramento do trabalho dos catadores e prepara-los para o recebimento dos equipamentos a serem doados pelo Governo, fazem parte do processo de estruturação das associações e cooperativas de catadores, com objetivo de contribuir com a organização social da categoria e efetivar a Política Nacional de Resíduos Sólidos no Maranhão.

Barreirinhas

No período de 06 a 30 de agosto, os trabalhadores da Associação de Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis de Barreirinhas, tiveram acesso a conhecimentos sobre os princípios da Economia Solidária, e sobre aspectos econômicos, sociais e ambientais da atividade de catação. A formação aconteceu no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), no município.


Segundo o presidente da Associação de Catadores de Barreirinhas, Eduardo Mariano, nunca se avançou tanto no reconhecimento e fortalecimento da categoria. “Os trabalhadores que antes se demostravam resistentes à organização, hoje mostram grande confiança e esperança no projeto”, comentou.

No encerramento da capacitação, no município, além do secretário Jowberth Alves, esteve presente também, a secretária municipal de Assistência Social, Socorro Aguiar, que garantiu aos Catadores, a disposição da Prefeitura em doar o galpão de triagem, espaço fundamental para a melhoria das condições de trabalho da Categoria.

Municípios beneficiados

Inicialmente, o projeto acontece nos municípios de São Luís; Paço do Lumiar; São José de Ribamar; Tutóia, Barreirinhas; Viana; Santa Luzia do Tide; Santa Inês; Balsas; Bacabal; Codó; Caxias; Imperatriz; Açailândia e Chapadinha. Os municípios foram definidos por contarem com vários grupos de catadores de materiais recicláveis, como explica a coordenadora do projeto, Inêz Pinheiro. “Nesta primeira edição do projeto, priorizamos estas cidades onde têm uma grande predominância de grupos e famílias, tirando o seu sustento dos aterros sanitários”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário