terça-feira, 24 de setembro de 2019

Luta das quebradeiras de coco é tema de Audiência Pública na Assembleia Legislativa


A 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão, realizada na segunda-feira (23), trouxe como tema “Mulheres Quebradeiras, Resistência nos Babaçuais”, realizada no Auditório Neiva Moreira do Complexo de Comunicação da Assembleia Legislativa do Maranhão. A audiência foi promovida pelo deputado estadual Adelmo Soares (PCdoB), presidente da Frente Parlamentar, em parceria com o Movimento Interestadual de Mulheres Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), reunindo centenas de mulheres ativistas do movimento e lideranças políticas, para reforçar que o coco babaçu é a grande riqueza do Maranhão e mostrar a coragem e a batalha constante vivenciada pelas quebradeiras de coco do Estado.

A audiência teve como objetivo dar voz e vez às mulheres quebradeiras de coco, para que novos frutos sejam colhidos através de sua resistência e de sua luta, com o apoio do legislativo, reforçando a presença na Casa do Povo.

O deputado Adelmo Soares pontuou que sempre procurou somar forças às mulheres quebradeiras de coco, deixando clara a sua luta em prol da agricultura familiar do Maranhão: "Quando cheguei à Assembleia Legislativa, logo após lutarmos na Secretaria de Agricultura Familiar, percebi que não havia nada no Regimento Interno desta Casa que falasse sobre a agricultura familiar. Por isso criamos a Frente Parlamentar, para que o povo, os agricultores e agricultoras e as mulheres quebradeiras de coco possam, finalmente, ter lugar, voz e vez dentro do parlamento maranhense, afinal, essa é a casa de todos”, enfatizou o deputado.

Ainda conforme Adelmo Soares, os encaminhamentos agora serão trabalhados e refletidos na criação de novos projetos e leis que representem e estejam de acordo com as necessidades das mulheres quebradeiras. “Não estamos aqui só para tirar fotos, estamos aqui pra trabalhar", reforçou o deputado.

O evento foi dividido em três mesas de debate com as temáticas: livre acesso aos territórios babaçuais, preservação dos babaçuais, derrubadas e agrotóxicos e políticas públicas de produção e comercialização para mulheres agroextrativistas.


Os debates da 1ª Audiência Pública da Frente Parlamentar em Defesa da Agricultura Familiar e Reforma Agrária no Maranhão contaram também com a presença da senadora Eliziane Gama (Cidadania), que fez questão de afirmar sua luta no federativo e reforçou o trabalho atuante do deputado Adelmo Soares. “Parabenizo o deputado Adelmo e todas as mulheres que deram vida a mais um sonho. Dou a certeza a todas as quebradeiras de coco que elas têm uma fiel representante no Senado Federal”, afirmou a senadora.

Também estiveram presentes no evento a secretária de estado da Mulher e deputada licenciada, Ana do Gás (PCdoB), os parlamentares Helena Duailibe (Solidaridade), Zito Rolim (PDT), Wendell Lages (PMN) e Ariston (Avante). Marcaram presença também na audiência a presidenta da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena; a presidente da Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp), Loroana Santana; a secretária adjunta de Extrativismo, Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria de Agricultura Familiar (SAF), Luciene Figueiredo, além de representações dos movimentos sociais, como Fetaema e MST), pesquisadores e sociedade civil.

De acordo com a secretária adjunta da SAF, Luciene Figueiredo, o Maranhão é o maior estado em concentração de palmeiras de babaçu e é destaque no setor extrativista. “A minha luta desde a gestão do deputado Adelmo Soares na Secretaria de Agricultura Familiar sempre foi em prol dos povos tradicionais e extrativistas do Maranhão. Essa é uma característica que, graças a muito esforço e dedicação coletivos, continua perseverante em nossa secretaria, por isso estamos aqui hoje, para lutar mais uma vez em favor da justiça e dos direitos iguais”, disse.

A coordenadora geral do MIQCB do município de Imperatriz, Eunice Costa, denunciou as situações que passam as mulheres quebradeiras de coco. “É revoltante saber que as quebradeiras de coco têm que lidar com situações que nos impedem de fazer o que amamos, nos impossibilitam de ser as quebradeiras de coco de quem tanto nos orgulhamos. É diante disso que nos juntamos ao deputado Adelmo Soares e a todos os outros parlamentares que aderirem à causa, para que sonhos sejam realizados e a luta seja honrada”, ressaltou a coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário