terça-feira, 15 de outubro de 2019

Campanha Outubro Rosa na Assembleia terá vasta programação

Equipe de servidores da Diretoria de Saúde usando a camiseta alusiva à campanha | Divulgação

A Assembleia Legislativa do Maranhão está engajada na campanha Outubro Rosa, de alerta sobre câncer de mama. A coordenadora chefe da Diretoria de Saúde da Casa, Katyane Vasconcelos, divulgou a programação nesta terça-feira (15). 

Ela lembrou que, desde o início do mês, estão sendo oferecidas consultas com médicos e exames clínicos de mama: nas segundas-feiras, com Dr. Cateb; nas quartas, com Dr. Elouf, e nas quintas-feiras, com a Dra. Abgail. “As consultas podem ser agendadas na recepção da Diretoria de Saúde, a partir das 7h, pela manhã, e das 13h, à tarde".

29/10 - Palestras com especialistas em Oncologia

A programação incluirá palestras educativas com especialistas na área de Oncologia: a enfermeira Roseana Costa Teixeira Cunha (Hospital Aldenora Bello), o médico oncologista Igor Marcelo Castro e Silva (Hospital Tarquínio Lopes) e Stelma Regina Sodré Pontes, enfermeira mestra em Ciências da Saúde da UFMA. Haverá, ainda, encenação teatral sobre a temática da campanha e entrega de camisetas para as servidoras. 

As palestras serão proferidas no Plenarinho da Casa, no dia 29, logo após a solenidade de abertura do evento, com a presença do diretor de Saúde da Assembleia, Dionilo Costa Júnior; da presidente do Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), Ana Paula Lobato; da procuradora da Mulher na Assembleia, deputada Helena Duailibe (Solidariedade), e da representante da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Mayrlan Avelar.

30/10 - Feira Vida e Saúde

A feira “Vida e Saúde”, a ser instalada no hall de entrada da Assembleia, será realizada dia 30. “Na feira, teremos uma bateria de palestras sobre hábitos saudáveis, entre outras coisas. A Feira será o destaque da programação”, salientou Katyane.

Carreta da Mulher e Exame de Mamografia

De acordo com Katyane Vasconcelos, a Carreta da Mulher, da Secretaria de Estado da Mulher, realizará exames de mamografia, no estacionamento (do lado esquerdo do Complexo de Comunicação), nos dias 29, 30 e 31, de manhã e à tarde. “Só poderá fazer o exame de mamografia quem estiver com a APAC (Documento emitido pela Diretoria de Saúde), cópia do cartão do SUS, RG ou outro documento de identidade, além de comprovante de endereço”, esclareceu.

Sobre o câncer de mama

O câncer de mama é um tumor maligno que ataca o tecido mamário e é um dos tipos mais comuns, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Ele se desenvolve quando ocorre uma alteração de apenas alguns trechos das moléculas de DNA, causando uma multiplicação das células anormais que geram o cisto.

História

O movimento teve início no ano de 1990 em um evento chamado "Corrida pela cura", em em Nova York, para arrecadar fundos para a pesquisa realizada pela instituição Susan G. Komen Breast Cancer Foundation.

O evento ocorria sem que houvesse instituições públicas ou privadas envolvidas. A medida que cresceu, outubro foi instituído como o mês de conscientização nacional nos Estados Unidos, até se espalhar para o resto do mundo.

A primeira ação no Brasil aconteceu em 2002, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, com a iluminação cor-de-rosa do Obelisco Mausoléu ao Soldado Constitucionalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário