terça-feira, 8 de outubro de 2019

Sedes realiza mais uma etapa da Oficina de alinhamento do Programa Criança Feliz

Para contribuir com o aprimoramento da gestão e execução do Programa Primeira Infância no SUAS – Criança Feliz, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), iniciou nesta terça-feira (08), mais uma etapa da Oficina de alinhamento do Programa Criança Feliz.
O evento se estenderá até a próxima quinta-feira (10), no Convento das Mercês, e é destinado a servidores do Programa Criança Feliz e coordenadores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) dos 202 municípios adesos ao programa.
O titular da Sedes, Márcio Honaiser, explicou que é primordial o aprimoramento do programa que fortalece as políticas públicas para a primeira infância.
“O Criança Feliz prioriza gestantes e crianças de até seis anos de idade, fases de extrema importância para o desenvolvimento infantil. O Maranhão é destaque nacional no âmbito do programa por ter quase 100% dos municípios adesos. Por isso, faz-se necessário termos uma equipe qualificada que execute o programa da melhor maneira possível”, disse.
A oficina está sendo realizada por etapas, sendo a primeira delas executada nos dias 01 a 03 de outubro. A terceira e úlitma fase será realizada nos dias 15 a 17 de outubro. Na programação, palestras com os temas sobre a importância da primeira infância para o desenvolvimento infantil, a execução do programa no Maranhão e o papel do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) na implementação no município.
Também como parte do conteúdo programático, serão debatidos temas como os principais avanços, entraves, fragilidades e potencialidades na implementação do programa no estado. Além de explanações sobre a gestão, adesão, financiamento e sistema de informação do programa.
Ana Jambo é supervisora do programa em Lajeado Novo e relatou que a troca de experiências é um dos momentos mais exitosos da capacitação.
“É interessante trocarmos nossos desafios e conquistas em prol de um mesmo objetivo. Aprendemos bastante e saímos com a certeza de que faremos um trabalho melhor a cada ano, pelo bem das pessoas que precisam”, disse a supervisora.
Lançado em 2016, o Programa Criança Feliz é uma iniciativa do Governo Federal para ampliar a rede de atenção e o cuidado integral das crianças na primeira infância, considerando sua família e seu contexto de vida.
O Programa se desenvolve por meio de visitas domiciliares com a finalidade de promover o desenvolvimento integral das crianças na primeira infância, buscando envolver ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário