quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dia D da Prematuridade reúne familiares e profissionais



Evento visa sensibilizar sobre esse grave problema de saúde pública
“Tu te tornas eternamente responsável pelo cuidado que praticas”. A frase inspirada no clássico infantil “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Saint-Exupéry é tema da campanha dedicada a prevenção da prematuridade desenvolvida por diversas maternidades integrantes da Estratégia QualiNEO, e entre elas, a do Hospital Universitário da UFMA. A manhã desta terça- feira, 19, foi marcada por muita emoção e informação. Foi o dia “D” da campanha, com direito a depoimento de mãe de recém-nascido prematuro, apresentação de corais e mini palestras com o intuito de sensibilizar sobre esse grave problema de saúde pública no Brasil, sendo responsável pelos elevados índices de morbimortalidade neonatal.

Elris Santos, 33, dona de casa, passou duas vezes pela experiência de ser mãe de bebês prematuros. A primeira vez foi em 2017, quando teve sua bebê Luna internada por 21 dias e este ano com sua outra filha, a pequena Laura, que passou 1 mês e 15 dias na Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais. Ela, que tem mais dois filhos, relata emocionada sobre as dificuldades e a força que encontrou ao apoio recebido ao longo dessas experiências “Ser mãe de UTI é uma montanha russa, um mix de emoções. O apoio que recebi da equipe e de outras mães foi fundamental. Tive muitos momentos de tristeza, angústia, principalmente na época da Luna. Na segunda internação, eu oferecia o meu apoio às outras mães porque já tinha passado por tudo aquilo e entendia perfeitamente a angústia delas. Não foi fácil, a saudade da família é imensa, e tantas outras questões que mexem muito com a gente. O importante é que elas estão bem e hoje posso comemorar muito pela vida delas. Me sinto muito abençoada”.

De acordo com o último relatório da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), o Brasil configura-se como o décimo país em número de recém-nascidos pré-termo, no qual uma média de 10 a 12% dos bebês nascem com menos de 37 semanas. O Hospital Universitário da UFMA, gerido pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares - Ebserh, não foge a essa realidade, mantendo a mesma porcentagem de prematuros. São 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo que nascem prematuros. No Brasil, 340 mil bebês a cada ano, o equivalente a 931 por dia ou a seis prematuros a cada 10 minutos. Muitos destes bebês não sobrevivem ou ficam com sequelas.

A superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, agradeceu a presença das famílias e também o empenho da equipe que tem buscado intensamente oferecer o melhor atendimento a esses usuários “Fazer o bem para nós é muito importante. Tenho certeza que apesar de uma jornada de trabalho que às vezes é muito difícil, olhar o resultado positivo desse esforço é engrandecedor. Olhar essas crianças e adolescentes bem, depois de toda uma luta pela vida, não tem preço. Parabenizo a todos, pela força e confiança das famílias e pelo empenho de toda a equipe multiprofissional”. 

Além do Dia “ D”, a Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA está promovendo durante o mês de novembro, uma Caravana de Prevenção à Prematuridade, no qual estão percorrendo setores como o Ambulatório de Pré-natal, a enfermaria de alto risco, o Follow-up (ambulatório que atende os prematuros até os sete anos de idade), o Banco de Leite, além das Unidades Básicas de Saúde que tem o pré-natal vinculado ao HU-UFMA, são elas: a da Liberdade, do São Francisco, Paulo Ramos e a Bezerra de Menezes. A equipe irá estender a itinerância também para o prédio da Defensoria Pública, que conta com um fluxo grande de pessoas na recepção.

A pediatra neonatologista e chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais do HU-UFMA, Marynea Vale, aborda as principais causas da prematuridade “Entre elas estão a hipertensão, a infecção urinária, o uso de drogas, álcool, cigarro. Em geral acontece por conta de um pré-natal inadequado, exames não realizados, falta da identificação do risco para a prematuridade, por exemplo, gemelaridade, entre outras questões”.

O HU-UFMA configura-se como um Centro de Referência Nacional do Ministério da Saúde para a Atenção Humanizada ao RN de Baixo Peso – Método Canguru sendo também o responsável por coordenar os demais centros. “A adoção do Método Canguru visa fundamentalmente uma mudança de atitude na abordagem do recém-nascido e sua família. Ele tem como característica principal três pilares: a presença da família com a corresponsabilização do cuidado, a atuação da equipe multiprofissional e a garantia do aleitamento materno” destaca a médica.

Participaram da mesa de abertura, a superintendente do HU-UFMA, Joyce Santos Lages, a gerente de Atenção à Saúde, Silvia Cavalcante, a chefe da Divisão de Apoio Diagnóstico e Terapêutico, Ana Luiza Bezelga, a chefe da Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais, Marynea Vale e da coordenadora do Método Canguru no Brasil, Zeni Lamy.

Unidade de Cuidados Intensivos Perinatais

A Unidade distribui-se em cinco diferentes setores: atendimento no Centro de Parto, Alojamento Conjunto, Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (UTIN), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais (UCINCo), Unidade de Cuidados Intermediários Neonatais Canguru (UCINCa) e Ambulatório de Seguimento de Pré-termo. O bebê é acompanhado desde a vida intrauterina na enfermaria de Gestação de Alto Risco até os sete anos de idade, quando recebe alta do seguimento ambulatorial especializado. A equipe conta com diversas categorias profissionais, entre elas: fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutricionista, fisioterapia, serviço social, psicólogo, enfermeiro, médicos.

Saiba mais

Qualineo é uma Estratégia criada pelo Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Geral de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (CGSCAM/DAPES/SAS), para reduzir as taxas de mortalidade neonatal (até 28 dias de vida) e qualificar a atenção ao recém-nascido nas maternidades. Termos de adesão e compromisso foram assinados com os estados que apresentam as maiores taxas de mortalidade neonatal do país.

Sobre a Ebserh

Desde janeiro de 2013, o HU-UFMA é filiado à Ebserh, estatal vinculada ao Ministério da Educação que administra atualmente 40 hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.

O órgão, criado em dezembro de 2011, também é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações nas 50 unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.

Nenhum comentário:

Postar um comentário