sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Governo destaca avanços do estado na Conferência Estadual de Segurança Alimentar


O secretário estadual de Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, participou nesta quinta-feira, 07, da mesa solene da IV Conferência Estadual de SAN, promovida pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (CONSEA). presidente do Consea-MA, Concita da Pindoba disse que o evento está superando as expectativas. “Nesta conferência contamos com a presença de 70 indígenas, quilombolas e diversas entidades representativas da sociedade. São mais de 400 pessoas de 128 municípios, que nesses três dias de evento estão discutindo e propondo o pacto social pelo direito à alimentação adequada e saudável para todas e todos e, em especial, para aquelas pessoas em situação de vulnerabilidade social.”, pontuou.


O evento tem como tema “O Brasil no Mapa da Fome: estratégia para superação da insegurança alimentar e nutricional” e reúne, até a sexta-feira atores envolvidos na execução do Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional, como o Fórum Maranhense de Segurança Alimentar e Nutricional (FMSAN), secretarias estaduais e representantes dos municípios.

Jean Pierre Tertuliano Câmara, novo coordenador da Comissão de Presidentes de Conselhos Estaduais (CPCE), destacou a postura do Governo do Maranhão em relação aos conselhos, especialmente em face ao cenário nacional. “Valorizamos o compromisso político de Flávio Dino de garantir a manutenção dos conselhos e a realização de um evento como este. Que ele continue a garantir esse contato direto entre o CONSEA e o Governo do Estado”, disse ele.

Com plenárias, conferências, oficinas e grupos de trabalho, a conferência é também uma preparação para a Conferência Nacional Popular. O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, reforçou que a segurança alimentar é uma das prioridades do governo Flávio Dino, citando as inaugurações do próximo dia 9 como exemplo. “Dar visibilidade, dignidade e qualidade de vida aos que mais precisam é uma das marcas do governo Flávio Dino e temos buscado transformar essa prioridade em ação. Um exemplo é o número de 36 restaurantes populares a que chegaremos neste final de semana, a maior rede estadual de restaurantes populares, levando refeições de qualidade e a assistência necessária para combater a insegurança alimentar”, declarou.

Para a ex-presidente do CONSEA Nacional, a professora e pesquisadora Elizabetta Recine, o evento é parte de um ciclo maior. “Uma conferência como essa não fecha, não termina. O processo se torna mais aprofundado, pensando em propostas, em encaminhas políticas para os governos”, explicou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário