quinta-feira, 28 de novembro de 2019

Madrigal Olga Mohana e Quarteto Dac apresentarão recital nessa sexta



A Universidade Federal do Maranhão (Ufma), por meio da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec), realizará um recital do Madrigal Olga Mohana e Quarteto Dac nessa sexta-feira, 29, às 19h. Promovido pela Diretoria de Assuntos Culturais (Dac), o recital terá entrada gratuita e acontecerá no Cine Teatro Aldo Leite do Palacete Gentil Braga (rua Grande, 782-Centro), em São Luís/MA.

O recital tem apoio institucional da Fundação Sousândrade e Superintendência de Comunicação e Eventos da Ufma (Diretoria de Comunicação, Gráfica Universitária, TV UFMA e Universidade Fm). A diretora de Atividades Literárias e Musicais da Ufma/Proec/Dac, Maria do Carmo Nunes, afirmou que o Madrigal Olga Mohana surgiu por meio do processo de trabalho musical desenvolvido pelo Coral Ufma.

Madrigal Olga Mohana

“Grupo extensionista, o Coral Ufma é renovado anualmente com novos integrantes, o que permite a convivência de cantores com experiência diferenciada em canto coral. Dessa forma foi possível formar um grupo que se propõe a estudar e executar repertórios de complexidade mais avançada. O madrigal já cantou em recitais do Coral Ufma e no Festival Maranhense de Coros”, disse Maria do Carmo.

O madrigal homenageia em seu nome a contralto maranhense Olga Mohana, referência no canto em São Luís. Foi diretora da Escola de Música do Estado do Maranhão ‘Lilah Lisboa de Araújo’ e professora do curso de Serviço Social da Ufma, nas décadas de 1970/80, a cantora realizava anualmente um concerto e também orientou grupos corais na adequação vocal para o exercício do canto.


Quarteto Dac

O Quarteto DAC surgiu em 2016, fruto de uma proposta dos professores Angélica Marques e Ricardo Bordini para integrar o curso de Música da UFMA às atividades do Departamento de Assuntos Culturais (DAC). Envolve estudantes e professores do curso bem como das demais instituições de ensino de música do Estado. Objetiva fomentar a música de câmara. Atualmente o quarteto é composto por Angélica Marques: piano (UFMA); Neilan Saelle: Violino I (UFMA); Ricardo Bordini: Violino II (UFMA); Arysselmo Lima (EMEM). O repertório contempla música erudita de vários períodos e música popular, particularmente da maranhense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário