sábado, 21 de dezembro de 2019

Assembleia reconhece trabalho da professora Kátia Régis no estado e concede título de Cidadã Maranhense à educadora

A professora Kátia Régis recebe o título de Cidadã Maranhense das mãos do deputado Duarte Jr, em cerimônia na Alema

A Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) concedeu, nesta sexta-feira (20), o título de Cidadã Maranhense à professora da Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Kátia Evangelista Régis, natural da cidade de Santo André (SP). A concessão da honraria foi realizada em sessão solene solicitada pelo deputado estadual Duarte Júnior (PCdoB), por meio de Projeto de Resolução Legislativa. A homenageada implantou, na universidade, o curso de Licenciatura Interdisciplinar em Estudos Africanos e Afro-brasileiros, do qual atualmente é coordenadora.

O deputado Duarte Júnior disse que fez a homenagem à professora por conta do pioneirismo do trabalho da educadora no Estado, em prol do movimento negro. “É uma justa homenagem, nesse momento que se faz necessário reafirmar as garantias sociais e os direitos fundamentais que estão previstos na Constituição Federal. A professora Kátia desempenha há mais de dez anos um excelente trabalho na Ufma, garantindo o empoderamento, os direitos das pessoas negras e a preservação das culturas africanas, muito importante para nosso Estado”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, o pedido veio dos alunos e professores da Universidade Federal. O deputado também foi aluno da homenageada, quando realizou o mestrado em Políticas Públicas na Ufma.

A homenageada Kátia Régis Evangelista e o deputado Duarte Júnior, autor do título à educadora, durante a cerimônia
A professora agradeceu ao deputado Duarte Júniuor pela deferência. “Após residir por dez anos no Maranhão, é uma grande honra e um orgulho para mim e para minha família receber esse reconhecimento da Assembleia Legislativa. Isso é fruto do trabalho coletivo que temos desenvolvido pela licenciatura Estudos Africanos e Afro-brasileiros da Ufma, uma iniciativa pioneira no país, que tem tido, nos últimos anos, uma repercussão nacional e internacional por conta da inovação que estamos realizando nessa graduação”, disse a professora, que é também é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).

Estavam presentes na solenidade professores, familiares e representantes do movimento negro, além de diversas autoridades, entre eles o secretário estadual de Igualdade Social, Gerson Pinheiro, que no ato representou o governador Flávio Dino (PCdoB); o secretário de Relações Parlamentares de São Luís, Nonato Chocolate; a pró-reitora de Ensino da Ufma, Isabela Ibarra; o coordenador do Centro de Cultura Negra do Maranhão, Luís Alves Ferreira; a professora de Licenciatura de Estudos Africanos, Maria da Guia Viana; a coordenadora do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Africanos e Afrobrasileiros, Sidinalva Câmara; e o coordenador do Núcleo de Estudos Africanos da Ufma, Carlos Benedito Rodrigues.

Professora Kátia Régis agradeceu a honraria e disse que o título de Cidadã Maranhense é um grande orgulho para ela
Também estiveram presentes os professores Claudimar Durans e Roberto Santos, todos destacando o trabalho da colega homenageada.

A professora Kátia Evangelista Régis mudou-se para o Maranhão para lecionar no curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Humanas, no Campus da Ufma em Pinheiro. Na instituição, a educadora passou a desenvolver ações de ensino, pesquisa e extensão sobre o ensino da História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. Em 2014, realizou pesquisa de pós-doutorado na PUC-SP, em parceria com a Universidade Pedagógica de Moçambique.

Nenhum comentário:

Postar um comentário