domingo, 29 de dezembro de 2019

Flávio Dino: 2020 com mais direitos


Visita ao município de Parnarama. Foto: Erly Silva
Apesar das intempéries, estamos no caminho certo: o caminho que concretiza mais direitos para todos.

Chegamos ao nascer do sol de um novo ano. Em 2019, que vive o seu ocaso, superamos mais um ano muito difícil para a economia do país, mantendo os investimentos públicos do Maranhão, ampliando programas de Governo e fazendo nossas ações chegarem a todas as regiões do Estado. Apesar das intempéries, estamos no caminho certo: o caminho que concretiza mais direitos para todos.

Dentre tantas conquistas, temos a alegria de comemorar a entrega de centenas de obras educacionais , transportes escolares e cerca de 1,4 milhão de uniformes gratuitos. Nossos estudantes, funcionários e professores passaram a ter condições melhores para o ensino e aprendizagem.

Em 2020, ampliaremos o maior programa educacional em execução no Brasil, com a entrega de dezenas de novas escolas, entre as quais mais 25 unidades em Tempo Integral e da primeira Escola Bilíngue em Tempo Integral da Rede Pública do Maranhão, gerando mais oportunidades para centenas de estudantes. Também ampliamos nossa rede de ensino técnico e mais 2,5 mil alunos, aprovados em recente seletivo, estudarão nos IEMAs.

Em meados do novo ano, teremos a divulgação do novo IDEB, e estamos na expectativa de que a trajetória de crescimento inaugurada em 2015 terá prosseguimento.

Depois de entregarmos mais de uma dezena de grandes hospitais, implantamos serviços especializados, e fizemos mais de 950 mil atendimentos por meio da Força Estadual de Saúde em localidades onde cuidados médicos nunca haviam chegado. Em 2020, vamos avançar na implantação das Policlínicas e reforçar a capacidade de realização de cirurgias especializadas em nossa rede estadual. A meta é que realizemos 60 mil cirurgias em diversas especialidades ao longo do novo ano.

Na segurança, seguimos ampliando os investimentos em pessoal e equipamentos, de modo que temos o maior efetivo da história do Maranhão e a maior frota ativa, além de novos prédios, armamentos e tecnologia.

Modernizamos e humanizamos o Sistema Penitenciário, com abertura de novas oficinas de trabalho, mais internos trabalhando e cerca de 2 mil incluídos em atividades educacionais. A marca do desenvolvimento do Maranhão é registrada também no Porto do Itaqui.

Em 2019, tivemos um novo recorde: foram mais de 25 milhões de toneladas de cargas movimentadas, 12% a mais do que realizamos em 2018, impactando o crescimento do PIB do Maranhão e do Brasil e gerando mais oportunidades de empregos. Hoje o Porto do Itaqui já é responsável por 16.000 empregos diretos e indiretos no nosso Estado.

Também reconstruímos centenas de vias urbanas e rodovias, levando dignidade e desenvolvimento de ponta a ponta do Maranhão. Já são mais de 3.500 quilômetros de asfalto novo chegando aos municípios maranhenses. Em 2020, vamos inaugurar mais rodovias estaduais, a exemplo da Altamira-Santa Luzia e Triangulo-Dezessete, entre outras.

Um grande destaque de 2019 foi a ampliação da rede de Restaurantes Populares que, agora, já conta com 42 unidades espalhadas pelo Estado, com alimentação saudável e acessível para todos. Em termos proporcionais, é a maior rede estadual de segurança alimentar do Brasil.

São muitos avanços, retratos de um novo Maranhão que deixou o atraso no passado e constrói novos caminhos de desenvolvimento real, com foco no que mais importa: as pessoas.

Que em 2020, avancemos ainda mais, promovendo mais dignidade, justiça social e direitos.

Feliz 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário