quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Pavão Filho critica o baixo desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes

O vereador Pavão Filho
Foto: Paulo Caruá
O vereador Pavão Filho (PDT), durante discurso no plenário da Câmara Municipal de São Luís, na manhã desta quarta feira (04), repercutiu a piora do desempenho do Brasil no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa), que avalia a educação básica do país. Esta, aparece entre as 20 piores colocações, no ranking das três áreas acompanhadas pelo exame: matemática, ciências e leitura. Ao todo, foram analisados 79 países e territórios.
De acordo com o parlamentar, a política brasileira fracassa, nesse ponto. Ele considera que, mais de 5 mil municípios brasileiros, possuem um sistema fragmentado. Para mudar essa situação, é necessário um forte investimento no ensino fundamental. “É na primeira infância, onde todos os esforços devem estar concentrados”, disse o vereador.
Pavão Filho ressaltou, que o estudo consta de dados de 2018 e revela dois terços da população brasileira como analfabetos funcionais. Em contrapartida, conforme disse, mostra o bom desempenho de países asiáticos, como a China e Cingapura. “Resultado de muito investimento numa formula já conhecida. Investimentos na primeira infância”, reafirmou.
O parlamentar relembrou que sua principal bandeira de luta é o compromisso com a educação, apontando ações de sua autoria: o Prouni Municipal e seu apoio à Universidade da Criança – projeto de ensino infantil com educação em período integral. Pavão incentivou a implantação desse projeto-modelo em escolas de ensino municipal.
“Não podemos ficar indiferentes, isso é um retrato vergonhoso. Temos responsabilidade, como agentes políticos, de avaliar como a educação se encontra em todos os níveis. Essa juventude está na escola e deveria estar aprendendo. Mas não está, por conta de um sistema mal estruturado, que já deu provas de que não funciona”, finalizou Pavão Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário