quinta-feira, 5 de dezembro de 2019

Sedes reúne 100 municípios durante Encontro Estadual do Pacto para Alimentação Saudável

Com o objetivo de incentivar os municípios a firmarem compromisso referente à alimentação saudável para a população, O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), realizou o Encontro Estadual do Pacto para Alimentação Saudável, nesta quarta-feira (04), em São Luís. O encontro reuniu representantes do poder público e da sociedade civil de 100 municípios maranhenses.
O secretário do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, explicou que desde dezembro de 2018 o Maranhão assinou o Pacto Nacional para Alimentação Saudável, com o objetivo de ampliar as condições de aquisição, oferta, disponibilidade de consumo de alimentos saudáveis, combater a desnutrição, o sobrepeso, a obesidade.
“Em menos de um ano tivemos um avanço significativo para implementação do Pacto da Alimentação Saudável, entre eles, a adesão dos municípios de Parnarama e Caxias ao pacto. Continuaremos a sensibilizar os gestores municipais sobre a importância do desafio de garantir alimentação adequada a todos os maranhenses”, disse o secretário.
Dentre as diretrizes do pacto estão a promoção do direito humano à alimentação adequada, o fomento ao acesso à alimentos de qualidade e em quantidade adequada, considerando a diversidade alimentar e os aspectos sociais e culturais da população brasileira; a articulação de ações para o enfrentamento do sobrepeso, da obesidade e das doenças decorrentes da má alimentação; e o fortalecimento das políticas de promoção da organização e da comercialização da produção da agricultura familiar.
A coordenadora do Ministério da Cidadania, Regilane Fernandes, explanou sobre concepção, diretrizes e eixos do Pacto Nacional para Alimentação Saudável.
“Agradeço ao Governo do Estado pela oportunidade de contribuir para uma melhoria significativa no âmbito da segurança alimentar do Maranhão, um tema muito caro para o Brasil e principalmente para o nordeste”, disse Regilane.
O pacto visa reduzir a utilização de agrotóxicos nos municípios, induzir modelos de produção sustentáveis; ampliar o abastecimento de alimentos saudáveis; a disponibilidade de alimentos saudáveis; fortalecer e ampliaras ações de EAN nas redes de saúde, educação e assistência social; realizar ações de educação para o consumo saudável; e promover ambientes saudáveis (creche, escolas, trabalho, unidades de saúde, equipamentos socioassitenciais).
Natalia Leite, nutricionista de Caxias, que já aderiu ao pacto, explicou que o projeto fortalece o Sisan, trabalha as doenças relacionadas com a má alimentação como obesidade, desnutrição, sobrepreso, diabetes e hipertensão.
O evento contou ainda com debates, explanação sobre a adesão ao pacto, controle social e acompanhamento das ações do pacto, apresentação de experiências dos municípios no processo de adesão ao pacto e assinatura do termo de adesão ao Pacto Nacional para Alimentação Saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário