segunda-feira, 9 de dezembro de 2019

Zé Inácio comenta atentado contra índios Guajajaras no Maranhão

Morreram no ataque os indígenas Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara
O deputado estadual Zé Inácio (PT) comentou sobre o novo atentado aos índios Guajajaras, no sábado, na cidade de Jenipapo dos Vieiras, interior do Maranhão. Dois índios foram mortos e dois ficaram feridos no atentado.
“Mais uma vez, indígenas maranhenses são alvos de ação criminosa daqueles que não respeitam seus territórios. As autoridades devem urgentemente investigar esses crimes, em especial a Polícia Federal e o Ministério da Justiça. Recentemente, defendi na tribuna da Assembleia Legislativa, por ocasião dos ataques à T.I Araribóia, a presença da Força Nacional no Maranhão não só para atuar preventivamente nas terras indígenas, mas também para agir de maneira repressiva, porque o que está levando à morte de indígenas no nosso Estado é a exploração ilegal de terras, principalmente a exploração de madeira. Nossa solidariedade aos povos tradicionais!”, escreveu Inácio.
Morreram no ataque os indígenas Firmino Silvino Guajajara e Raimundo Bernice Guajajara. Os dois índios atingidos foram socorridos e levados para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Jenipapo dos Vieiras e estão sob proteção policial.
Há um mês, o líder indígena Paulo Paulino Guajajara foi morto durante uma emboscada na Terra Indígena Araribóia, na região de Bom Jesus das Selvas no Maranhão. O conflito também causou a morte do madeireiro Márcio Greykue Moreira Pereira e deixou ferido o primo de Paulo Guajajara, Laércio Guajajara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário