segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Governo e trabalhadores rurais promovem ‘Dia de Campo” em Cumbique, no município de Raposa




Oficina sobre Agroecologia e Economia Solidária durante ‘Dia de Campo’ em Raposa.

Com objetivo de expandir mais conhecimentos entre os trabalhadores rurais para aprimorar as técnicas de produção na agricultura familiar, no bairro Cumbique, no município de Raposa, o Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e da Economia Solidária (Setres), em parceria com a Associação Cooperativista de Trabalhadores Familiares de Cumbique, promoveram, neste sábado (11), um ‘Dia de Campo: I Encontro de Economia Solidaria e Agroecologia de Cumbique, em Raposa’.

Durante o evento, os trabalhadores rurais tiveram oportunidade de participar de formações sobre Cooperativismo Solidário, Economia Solidária e Agroecologia. Receberam instruções, também, sobre o processo de emissão da Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP), e o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Participaram, ainda, de mine cursos de irrigação para pequenas e médias propriedades, e outras atividades. A iniciativa realizada na comunidade faz parte de um conjunto de ações efetivadas em várias regiões do estado, pelo Governo do Maranhão, por meio do programa de Desenvolvimento da Economia Solidária, com objetivo de fortalecer o segmento no estado.

Secretária Adjunta do Trabalho, Jordânia Pessoa.

“Esta ação propõe aos agricultores e agricultoras mais aprendizado e conhecimentos para o plantio na comunidade, valoriza a diversidade produtiva da região, como estratégia para o desenvolvimento local; e propicia acessibilidade a outros serviços públicos à comunidade”, pontuou a secretária Adjunta do Trabalho, Jordânia Pessoa.

Além da programação sobre o meio agrícola, durante todo o dia, a comunidade de Cumbique, contou ainda com atendimento em diversos serviços públicos, como cadastramento no Sistema Nacional de Empregos (Sine) e no Programa ‘Jovem Aprendiz’; oficinas de artesanato com resíduos sólidos; e produção de renda de Bilro. Teve acesso, ainda, a consultas médicas, exames, vacinação, entre outros serviços. A programação que teve início às 8h, e se estendeu até às 17h.

Oficina prática sobre Agroecologia e Economia Solidária durante ‘Dia de Campo’ em Cumbique

O agricultor Ivaldo Froz, membro da Associação Cooperativista de Trabalhadores Familiares de Cumbique, pontua a relevância do evento na comunidade: “Este é um momento que, além de agregar novos conhecimentos, abre espaço para apresentar a produção local, reforçar as parcerias e dar oportunidade para novos caminhos”, acrescentou.

O encontro realizado na comunidade Alto da Base, no bairro Cumbique, contou com a parceria das Secretarias de Estado da Mulher (Semu); de Saúde; e da Agricultura Familiar (Saf). As agências Estaduais de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged); e de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural do Maranhão (Agerp); assim também como a União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), também apoiaram a iniciativa.

Oficina sobre Cooperativismo Solidário, ministrada pele presidente estadual da União Nacional das Cooperativas (Unicafes) Joaquim Alves.

“Nesta parceria com a Setres trouxemos instruções sobre os objetivos, desafios e vantagens do cooperativismo como principal alternativa para o desenvolvimento dos pequenos trabalhadores rurais”, comentou o presidente da Unicafes, Joaquim Alves.

Nenhum comentário:

Postar um comentário