sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Palestra apresenta implantação do programa Farmácia Viva no MPMA



Em uma palestra ministrada na manhã desta quinta-feira, 30, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, foi apresentado a membros e servidores o programa “Farmácia Viva”, que está em fase de implantação no Ministério Público do Maranhão. O projeto tem como objetivo principal orientar sobre o uso correto das plantas medicinais.

Coordenadora do Farmácia Viva, Kallyne Bezerra Costa conduziu a palestra de tema “Uso de plantas medicinais, fitoterápicos e óleos essenciais na saúde pública”. A farmacêutica falou sobre os benefícios da utilização das plantas medicinais, assim como expôs os principais resultados do programa no estado.

Na palestra, Kallyne Bezerra deu alguns exemplos de medicamentos naturais para problemas cotidianos, como estress e insônia; e apresentou as próximas etapas de implantação do Farmácia Viva no MPMA, que incluem oficinas e inauguração do horto, previsto para a segunda quinzena de fevereiro.

A coordenadora do Farmácia Viva também destacou a convivência com a professora e farmacêutica Terezinha Rêgo, cujo estudos inspiraram o lançamento do projeto. “São mais de 50 anos que a Dra. Terezinha Rego destina à pesquisa na área da Botânica e 24 anos que estou junto com ela. Não quero sucedê-la, mas sim continuar a sua história”.

Segundo o diretor da Secretaria de Assuntos Institucionais (Secinst), Marco Antonio Santos Amorim, o MPMA recebe com muita satisfação e orgulho o Farmácia Viva. “Que a nossa instituição sirva de exemplo para muitas outras e que esse trabalho eternize o nome e o legado da Dra. Terezinha Rêgo”, concluiu.

FARMÁCIA VIDA

O projeto “Farmácia Viva Hortos Terapêuticos do Maranhão”, da Secretária de Estado da Saúde, foi criado em 2016 com o objetivo proporcionar mais saúde e qualidade de vida aos maranhenses, por meio do uso correto de plantas medicinais e fitoterápicos. A iniciativa faz homenagem aos mais de 50 anos de estudos e trabalho da Dra. Terezinha Rego.

O programa funciona em parceria com prefeituras e órgãos públicos. Até o momento, são 49 hortos medicinais inaugurados em vários municípios do estado e mais de 1 mil profissionais da saúde capacitados.

VISITA 

Na tarde de quarta-feira, 29, o procurador-geral de justiça, Luiz Gonzaga Martins Coelho, realizou uma visita à Terezinha Rêgo, no herbário da Universidade Federal do Maranhão. Na oportunidade, o PGJ aproveitou para convidar a professora para o lançamento do horto no MPMA.

Também estiveram presente o diretor da Secinst, Marco Antonio Amorim, a chefe da Seção de Saúde Funcional, Márcia de Souza Rodrigues e a assessora Thátya Thays Sá Marinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário