quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Centro de Iniciação ao Trabalho garante qualificação profissional aos maranhenses


Inaugurado em setembro do ano passado, dentro das comemorações pelo aniversário de 407 anos de São Luís, o Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT) do bairro da Fé em Deus, já garantiu capacitação profissional a 130 pessoas apenas em 2019.
Localizado na Praça Negro Cosme, o equipamento é voltado para a qualificação em cursos gratuitos que garantam a autonomia financeira e de trabalho aos moradores de toda a região da Liberdade.
Ao todo, nas 21 atividades desenvolvidas no CIT, entre cursos, oficinas e palestras, já foram realizados 853 atendimentos apenas nos três primeiros meses de funcionamento.
O espaço se soma ao conjunto de ações que garantiram o crescimento percentual do emprego com carteira assinada no Maranhão pelo terceiro ano consecutivo. De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia, só em 2019 foram criadas 10.707 vagas formais no estado, uma alta de 2,3% acima da média nacional (1,68%) e quase o dobro da nordestina (1,21%).

“Qualificação é o foco”

Segundo o secretário de Estado do Trabalho e Economia Solidária, Jowberth Alves, a qualificação profissional é um dos focos do Governo do Maranhão para ampliar as vagas de trabalho em tempos de recessão nacional.
“Sabemos que grande parte dos trabalhadores perderem oportunidades por falta de conhecimento técnico. Nós acolhemos e qualificamos esse cidadão para recolocá-lo no mercado de trabalho. Em 2019, realizamos a qualificação de mais de 2 mil trabalhadores, o que também tem elevado o índice de empregabilidade no nosso estado”, destacou Jowberth Alves, em entrevista a um jornal da capital.
Atualmente, o CIT oferece mais de 10 oportunidades de capacitação, como corte e costura, estamparia, pintura em azulejos, customização de roupas, designer de moda afro, oficina de hip hop e inclusão digital para jovens, além do cursinho pré-vestibular, que atendeu 117 jovens do entorno em sua primeira turma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário