segunda-feira, 2 de março de 2020

À pedido de Genival Alves, Município de São Luís adere ao programa Saúde na Hora


Idealizador do projeto Saúde na Comunidade, iniciativa pioneira em São Luís e no Maranhão que, desde 2017, beneficia pessoas com atendimentos gratuitos no setor da saúde básica preventiva, o vereador Genival Alves obteve mais uma importante conquista.

Atendendo requerimento protocolado, ano passado, pelo parlamentar, a Prefeitura da capital aderiu recentemente ao programa federal Saúde na Hora, mecanismo que tem como principal objetivo ampliar o acesso as ações e serviços da Atenção Primária à Saúde (APS) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Unidades de Saúde da Família (USF).

O programa, coordenado pelo Ministério da Saúde, concede incentivo financeiro adicional para as UBS dos municípios participantes, ampliando o horário de funcionamento das mesmas, de acordo com os critérios estabelecidos na Portaria nº 930/19, o que, consequentemente, aumenta a oferta de atendimentos ao cidadão.

Neste momento, o programa está sendo implantado em onze unidades de saúde de São Luís, quais sejam: Unidade de Saúde da Família Olímpica 1 (Antônio Carlos Reis), Centro de Saúde Fabriciana Moraes (Apaco), Centro de Saúde do Turu, Centro de Saúde Genésio Ramos Filho, Centro de Saúde Cohab/Anil, Centro de Saúde do São Francisco, Centro de Saúde do São Raimundo, Centro de Saúde da Vila Nova, Centro de Saúde da Vila Bacanga, Centro de Saúde Clodomir Pinheiro Costa e Centro de Saúde Santa Bárbara.

“A Atenção Primária é a principal porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), onde cerca de 80% dos problemas de saúde da população podem ser solucionados. Ampliar o atendimento nas UBS significa ampliar a oferta de serviços à comunidade. Estou muito feliz e agradeço a Prefeitura por ter atendido este pleito”, disse Genival.

O Saúde na Hora prevê que as unidades que aderirem à proposta ampliem seus horários de atendimento para funcionamento entre 60h e 75h semanais.   

Para fazer parte do programa é preciso atender a algumas exigências, como manter a composição mínima das equipes de Saúde da Família – com médico, enfermeiro, dentista e auxiliar de enfermagem – sem reduzir o número de equipes que já atuam no município. A UBS também deve funcionar sem intervalo de almoço, de segunda a sexta, podendo complementar as horas aos sábados ou domingos. Além disso, a unidade também deve ter o prontuário eletrônico implantado e atualizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário