segunda-feira, 16 de março de 2020

Flávio Dino anuncia medidas do governo do Maranhão contra coronavírus


Flávio Dino visita UTI do Hospital Carlos Macieira, em São Luís, que poderá atender doentes de Covid-19.
O governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), está tomando uma série de medidas para garantir que a população do estado esteja bem assistida diante da crise instalada com a ampliação dos casos do novo coronavírus no Brasil.

Apesar de até a manhã desta segunda-feira (16) o Maranhão ainda não ter nenhum doente de Covid-19 confirmado, o governo está aumentando o ritmo das obras públicas para ampliar o número de leitos e UTIs na rede pública de saúde. O estado registra, no momento, 14 casos suspeitos. Todos estão sendo monitorados e com isolamento domiciliar, conforme protocolo.

Usando as redes sociais, Flávio Dino defendeu o retorno de médicos para ajudar no controle da nova doença.

“Sou a favor do imediato retorno de todos os médicos, brasileiros ou não, que possam ajudar a população. Inclusive dos médicos cubanos, que nem deveriam ter sido excluídos. A preferência deve ser dos brasileiros, mas não podemos recusar ajuda de ninguém”, escreveu.

Dino também usou a internet para divulgar decreto assinado por ele com as medidas restritivas tomadas por seu governo. A decisão é pela suspensão de eventos organizados pelo Executivo, ou realizados em suas dependências, ou que promovam aglomerações e que não sejam inadiáveis.

O decreto também desobriga servidores a viagens a outros estados e internacionais, exceto em casos inadiáveis, entre outras medidas, como readequação de espaços em restaurantes. O líder maranhense pediu a compreensão de todos para evitar que a doença se espalhe.

Investimento público

Neste domingo (15), o governador do PCdoB vistoriou as instalações do Hospital Genésio Rêgo, em São Luís. A unidade está sendo reformada e ampliada para receber pacientes que venham a ser diagnosticados como casos graves do novo coronavírus.

“Estamos ampliando ainda mais a rede hospitalar em face da possível crise sanitária em nosso estado, a exemplo do que está acontecendo em outros lugares do Brasil e do mundo, a respeito do Coronavírus. Temos muita confiança que essas medidas vão ajudar a que a gente possa conter essa escalada dessa pandemia mundial”, declarou o governador Flávio Dino.

De acordo com o secretário de saúde, Carlos Lula, serão 50 novos leitos de enfermaria para pacientes diagnosticados com coronavírus. “Estamos fazendo uma ampliação em tempo recorde: 50 novos leitos de enfermaria. E estamos preparando toda nossa rede de saúde para cuidar dos eventuais pacientes”, disse.

A obra está sendo realizada pela Secretaria de Governo, sob o comando do secretário Diego Galdino. Segundo o secretário, os possíveis pacientes poderão ser atendidos já em abril. “Em 14 dias entregaremos essa obra completa à Secretaria de Saúde, isso mostra a força e a determinação do Governo”, garantiu.

Mais leitos de UTI

No ultimo sábado (14), o governador Flávio Dino vistoriou o Hospital Carlos Macieira, também na capital maranhense, onde estão sendo implantados novos leitos de UTI e área de isolamento para os casos graves da doença.


O governador destacou que todos os leitos emergenciais criados para o tratamento do coronavírus serão incorporados depois à rede de saúde.

“Vistoriei a implantação de leitos adicionais de UTI e leitos de retaguarda, para que a gente possa ter uma estrutura adequada para enfrentar essa situação emergencial que está se configurando. Uma vez ultrapassada essa crise sanitária, esses leitos se incorporam à nossa rede e vão ajudar a que nós tenhamos uma rede de saúde ainda mais eficiente à disposição do povo do Maranhão”, garantiu Flávio Dino.

Informação de qualidade

A secretaria de Saúde do Maranhão também está trabalhando em torno de campanhas de sensibilização e orientação da população.

Pela internet, por exemplo, foi disponibilizada uma página lista série de dúvidas e respostas sobre prevenção, procedimentos em caso de contaminação e a respeito das medidas que vem sendo implementadas pelo governo.

Do Portal PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário