sexta-feira, 13 de março de 2020

Governo discute políticas públicas de empregabilidade para jovens


Gestores da Setres e Seejuv definiram ações estratégicas para fortalecer a Política Pública Estadual de Juventude Foto: Nayara Everton

Com o objetivo de ampliar a inserção de jovens no mercado de trabalho, o Governo do Maranhão, por meio das Secretarias Estaduais do Trabalho e Economia Solidária (SETRES) e da Juventude (Seejuv), propõe ações estratégicas a serem iniciadas, ainda, neste semestre, para fortalecer a Política Pública Estadual de Juventude com vista na empregabilidade.

Durante reunião na Setres, nesta semana, os gestores das pastas fizeram o alinhamento de atividades integradas que estão programadas. Uma das ações previstas para os próximos meses é a capacitação da mão de obra dessa faixa etária de trabalhadores. Com esse propósito, o governo vai ofertar vários cursos e oficias de qualificação profissional e empreendedorismo voltadas para o público jovem. As formações serão feitas com base nas demandas e características regionais do estado.

Outra proposta de atividade será o ‘Painel da Juventude e Trabalho Descente’ – espaço exclusivo para debater e criar propostas sobre as atuais demandas e os desafios da área. O Painel vai acontecer na primeira semana de maio, durante programação alusiva ao Dia do Trabalhador.

O secretário do Trabalho, Jowberth Alves e Tatiana Pereira, destaca a importância da articulação. “Na gestão do Governador Flavio Dino, o trabalho para os jovens maranhenses, também, é uma prioridade. É com esse foco que a equipe da Setres já segue uma luta contínua para inserção de jovens no campo profissional por meio do projeto Mais Aprendiz. O diálogo deste momento é importante para ampliarmos as ações que já vêm sendo realizadas”, pontua.

O momento foi oportuno, também, para dialogar sobre a participação da SETRES na Semana Estadual da Juventude.Prevista para acontecer a segunda edição em agosto deste ano, o evento promove acessibilidade a atividades esportivas, culturais, debates sobre o mundo do trabalho e outras áreas.

Todas as ações serão realizadas com amparo e suporte técnico da base de dados da Secretaria de Juventude. A gestora da Seejuv, Tatiana Pereira, ressalta as expectativas com a construção coletiva: “A proposta é discutir ações na perspectiva do mercado atual, já que os jovens acabam sendo os mais impactados na questão do desemprego. Então a ideia é buscar alternativas para o desenvolvimento dos jovens”, disse.

“Conseguimos traçar uma agenda entre as duas secretarias com ações conjuntas que visam ampliar as oportunidades para os jovens, seja no âmbito do emprego formal ou na geração de trabalho e renda no campo da Economia Solidária”, avalia a secretária adjunta da SETRES, Jordânia Pessoa.

Ainda este mês, os gestores irão mobilizar, também, o Fórum Estadual da Juventude, para estender toda essa articulação junto a outros setores da administração pública e iniciativa privada que têm potencial para contribuir com a pauta do jovem e empregabilidade. Outro assunto abordado no encontro foi a criação de instrumentos legais para dar suporte no âmbito estadual à Lei Federal de Aprendizagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário