quarta-feira, 11 de março de 2020

Márcio Jerry comenta possível crime de responsabilidade de Bolsonaro


“É simples, ou Bolsonaro prova que houve fraude nas eleições de 2018 ou terá cometido crime de responsabilidade”, afirmou o deputado
Sem apresentar provas, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) disse na noite de segunda-feira (9), nos Estados Unidos, que houve fraude nas eleições de gerais do Brasil em 2018 e que ele teria vencido a corrida eleitoral no primeiro turno. O caso é grave e, sendo verdade ou mentira, deverá gerar consequências sérias, como explicou o deputado federal Márcio Jerry (PCdoB).

“É simples, ou Bolsonaro prova que houve fraude nas eleições de 2018 ou terá cometido crime de responsabilidade”, afirmou o vice-líder do PCdoB na Câmara dos Deputados.

Especialistas apontam que, caso seja verdade, o Ministério Público Federal (MPF) e a Polícia Federal (PF) devem apurar e prender os envolvidos na suposta fraude, inclusive membros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que durante o pleito afirmaram que não houve qualquer irregularidade. Além disso, os resultados seriam invalidados para todos os cargos e uma nova eleição seria convocada, como descreveu o analista político Ricardo Corrêa.

Do contrário, ainda segundo Corrêa, se de fato as eleições foram limpas como dizem tanto o TSE como os observadores internacionais, o presidente não teria provas e caberia um impeachment por crime de responsabilidade. Segundo o item 7 do capítulo V da Lei 1.079, de 10 de abril de 1950, conhecida como Lei do Impeachment, mentir e colocar em xeque a legalidade do processo democrático no Brasil é “proceder de modo incompatível com a dignidade, a honra e o decoro do cargo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário