terça-feira, 31 de março de 2020

Santa Filomena recebe 45º restaurante popular do MA

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), abriu nesta segunda-feira (30), mais um Restaurante Popular que beneficiará a população em situação de vulnerabilidade social, desta vez no município de Santa Filomena do Maranhão. No total, 45 equipamentos de segurança alimentar oferecem alimentação saudável e capacitações, além de movimentar a economia local.
O secretário Márcio Honaiser, explicou que o restaurante de Santa Filomena ofertará 200 refeições diárias, pelo valor de R$ 2, por fazer parte dos 30 municípios de menor índice de desenvolvimento humano (IDH).
“Os municípios que fazem parte do Programa Mais IDH, idealizado pelo governador Flávio Dino, tem refeições no valor de R$2. Além disso, serviços como capacitações sobre segurança alimentar, atendimento psicológico, avaliação nutricional e atividade física também serão disponibilizados aos usuários. Nosso objetivo é oferecer oportunidades de melhoria de vida para as pessoas, para que tenham saúde e qualidade de vida”, disse o secretário.
Além dos atendimentos de saúde, capacitações e alimentação nutritiva, os restaurantes também proporcionam a movimentação da economia local, adquirindo 30% dos alimentos de agricultores familiares.
Para o prefeito Idan Chaves, o restaurante chegou em um bom momento, já que as pessoas precisam se alimentar de forma saudável e garantir uma boa saúde.
“Em meio a essa pandemia mundial, nós estamos agradecidos pelo olhar do Governo do Estado para a nossa cidade, disponibilizando esse restaurante que vai ofertar uma boa alimentação para a nossa gente. Nem sempre as pessoas sabem ou tem condição de comer da forma correta e necessária, o que será possível agora com o restaurante”, disse o prefeito.
Como forma de prevenção ao Covid-19 e outras viroses, a Sedes orientou aos funcionarios do restaurante,  algumas medidas protetivas de acordo com a Organização Munidal de Saúde (OMS) e o decreto do Governo do Maranhão. As refeições serão ofertadas em embalagens descartáveis para serem consumidas fora do restaurante, de segunda a sexta-feira, das 11h às 14h30.
Nas filas para aquisição das fichas, as pessoas devem manter a distância de 1 metro uma da outra. Os funcionários foram orientados a utilizar máscaras durante o horário de produção, e reforçar a higienização dos utensílios, móveis, equipamentos e superfícies lisas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário