segunda-feira, 16 de março de 2020

São João do Caru recebe 44º Restaurante Popular do Maranhão


Contribuir com a melhoria da segurança alimentar e nutricional, beneficiando a população maranhense e em situação de vulnerabilidade social. Com esse objetivo, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), entregou no sábado (14), em São João do Caru, o 44º Restaurante Popular do Maranhão.

O equipamento é um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), que ofertará diariamente, 200 refeições balanceadas por nutricionistas, pelo valor de R$ 2. Além das refeições, serviços como capacitações sobre segurança alimentar, atendimento psicológico, avaliação nutricional e atividade física também serão disponibilizados aos usuários.

O subsecretário da Sedes, Clovis Paz, afirmou que a entrega do equipamento é mais uma prova do compromisso do governador Flávio Dino com as pessoas que mais precisam. “Desde 2015, um total de 38 restaurantes populares, incluindo duas cozinhas comunitárias, foram entregues em todo o Maranhão pelo Governo do Estado. Ainda com o cenário político e econômico do nosso país, seguimos trabalhando pelo desenvolvimento do nosso estado. Temos a maior rede de restaurantes populares do país, que faz com que nossa política de segurança alimentar seja reconhecida nacionalmente”, disse Clovis Paz.

O prefeito de São João do Caru, Francisco Alves, agradeceu pelo equipamento que vai contribuir para diminuir a fome e cuidar da saúde da população caruense. “Estamos entre os 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e ficamos imensamente felizes e gratos com esse restaurante que não só alimentará a nossa gente, mas também cuidará da saúde e irá gerar emprego também”, declarou o prefeito.

Além de alimentação balanceada e nutritiva, 30% dos alimentos utilizados nos restaurantes populares são orgânicos, oriundos da agricultura familiar local.

O agricultor Lourival da Silva, de 62 anos, ressaltou que irá aumentar e variar a produção dos alimentos, para garantir uma renda melhor para a família. “Aqui eu cultivo cheiro verde, macaxeira, alface, melancia, feijão, mas já vou providenciar ampliar a minha plantação para melhorar a minha renda e também oferecer alimento de qualidade e sem agrotóxico aos meus conterrâneos”, disse.


Capacitações voltadas para a segurança alimentar também são destaques nos restaurantes. A oficina de reaproveitamento total de alimentos contou com 31 participantes, ensinando sobre higienização e conservação correta dos alimentos, e receitas com talos e sementes.

“Com o curso eu aprendi a não jogar ingredientes de receitas deliciosas que passei a vida inteira jogando fora. Aprendi a fazer receitas de bolo e sucos com cascas de frutas e verduras, e o mais importante de tudo é que tem muitos nutrientes. Gostei muito da capacitação e agora com certeza vou economizar em casa além de variar o cardápio”, declarou Josiane Oliveira, de 40 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário