sábado, 21 de março de 2020

Sedes adapta atendimento nos restaurantes populares como medida de prevenção ao COVID-19

Em continuidade às medidas de prevenção ao Covid-19 e outras viroses, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Social (Sedes), disponibilizará refeições em embalagens descartáveis para os usuários dos 44 restaurantes populares do Maranhão, a partir da próxima segunda-feira (23).
O secretário Márcio Honaiser, explicou que o procedimento de aquisição das refeições continuará o mesmo, com a possibilidade de levar a embalagem para casa. Mais de 30 mil refeições são servidas diariamente, somando-se todos os restaurantes.
“Entendemos que o momento é de cuidado e precaução quanto à aglomerações de pessoas em ambientes fechados. Por isso, decidimos disponibilizar as refeições para as pessoas levarem para casa, o que facilitará que aqueles que estão em grupo de risco, como idosos, gestantes e crianças, tenha uma alimentação adequada e nutritiva diante desse momento importante de cuidado com a saúde”, pontuou o secretário.
Apos reunião entre a equipe da Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN) da Sedes, e os administradores dos restaurantes, foram definidas orientações importantes que serão aplicadas durante o novo método de funcionamento.
“Utilizaremos embalagens descartáveis, as proteínas serão cortadas em cubos, iscas ou desfiadas, as sobremesas serão embaladas em papel filme. Teremos o cuidado de refogar as saladas e evitar preparação de comidas à base de molho”, explicou a nutricionista da Sedes, Wilma Ramalho.
Outras medidas de prevenção já foram tomadas, como orientações feitas aos frequentadores pela equipe de nutricionistas, para que evitem aglomerações e contatos com pessoas com sintomas de doenças respiratórias, além de manter os ambientes ventilados.
As mesas dos restaurantes estão afastadas com distância mínima de 2 metros; reforço nos avisos sobre a importância da lavagem e higienização das mãos com sabão líquido, papel toalha e álcool em gel a 70%, foram anexados em todas as unidades, junto com a disponibilidade desses itens aos usuários.
Funcionários foram orientados a utilizar máscaras durante o horário de funcionamento dos restaurantes, reforçar e intensificar a higienização dos utensílios, móveis, equipamentos e superfícies lisas (balcão, corrimão, etc). Os que estiverem com sintomas de gripe e resfriado serão afastados.
Os restaurantes populares e cozinhas comunitárias funcionam de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h. As refeições são nutritivas e elaboradas por nutricionistas, custam R$2 nos 30 municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e R$3 nas demais cidades. Os usuários podem optar por fazer a refeição nos restaurantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário