sexta-feira, 13 de março de 2020

Sedes realiza oficina e seminário sobre Convivência Familiar e Comunitária


“Eu tenho uma vida antes e uma vida depois do acolhimento familiar, sou muito grato por hoje ter uma nova vida. Hoje estou em busca de emprego para mobiliar a minha casa e seguir a minha vida”, disse Cleudemir Pereira, 18 anos, egresso do serviço de acolhimento familiar de São Luís, durante a abertura do Seminário Pró Convivência Familiar e Comunitária, nesta quinta-feira (12), em São Luís.


O evento se estenderá até a próxima sexta-feira (13), com a avaliação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. Realizado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), o evento é resultado de uma parceria entre o Governo do Estado e o Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária (MNPCFC), Aldeias Infantis SOS, Secretaria Nacional de Assistência Social/Ministério da Cidadania e com articulação com instituições membros do Movimento em cada município.

O titular da pasta, Márcio Honaiser, destacou a importância do evento para discutir sobre melhorias dentro das práticas de convivência familiar e comunitária que envolvem as crianças e os adolescentes.

“Somos gratos por termos sido escolhidos para sediar este evento, onde poderemos discutir, aprender, contribuir a cima de tudo avaliar o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária. O Maranhão é um estado que tem um plano próprio, o qual já começamos a debater para algumas melhorias e avanços. Acreditamos que cuidando e protegendo as nossas crianças hoje, teremos uma sociedade melhor no futuro”, disse o secretário.

A programação contou com painéis sobre o Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, coordenada pela secretária adjunta de Assistência Social da Sedes, Margarete Cutrim; com subtemas sobre A importância da convivência familiar e comunitária para crianças e adolescentes; e Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária e Processo de Avaliação; e Plano de Convivência Familiar de Convivência Familiar e Comunitária do Estado do Maranhão;

No segundo momento, houve exposição de painéis sobre as Dimensões do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária, dividido em três temas: Política de Apoio à Família e Prevenção da Ruptura de Vínculos; Reordenamento dos Serviços de Acolhimento Institucional e implementação de novas modalidades de acolhimento (Famílias Acolhedoras e Repúblicas); Adoção Centrada no Superior Interesse da Criança e do Adolescente; além de relatos de experiências e debates.

Participaram do evento o titular da Sedes, Márcio Honaiser e representantes da Secretaria Nacional de Assistência Social e Ministério da Cidadania; Movimento Pró Convivência Familiar e Comunitária; Aldeias Infantis SOS; Defensoria Pública; Centro de Apoio Operacional da Infância e Juventude de São Luís; da Primeira Vara da Infância e Juventude de São Luís; Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente; Conselho Estadual de Assistência Social; Rede Amiga da Criança; e Família Acolhedora de São Luís;


Sobre o Movimento Nacional Pró Convivência Familiar e Comunitária – É constituído por Organizações da Sociedade Civil atuantes na temática da Convivência Familiar e Comunitária, no campo de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, com o objetivo de fomentar a implementação do Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e de sua relevância no Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário