segunda-feira, 11 de maio de 2020

Márcio Jerry responde bolsonarista que pediu para vítimas do coronavírus aceitarem a morte


TV Câmara convidou os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Bibo Nunes (PSL-RS) para debaterem sobre a eficácia do lockdown
A TV Câmara colocou os deputados Márcio Jerry (PCdoB-MA) e Bibo Nunes (PSL-RS) para debaterem sobre a eficácia do lockdown, medida restritiva de bloqueio total para combater o coronavírus. O programa, gravado pela internet, foi ao ar no último sábado (9).

Bolsonarista ferrenho, Bibo Nunes (RS) fez a seguinte declaração: “Esse vírus [apenas] acelera a morte de quem está para morrer. Não quer dizer que estou a favor da morte. Todos vão morrer. Inclusive eu e vocês. Então, aceitar a morte é algo natural, e não tem porque fazer o isolamento total onde quebra a economia”.

Indignado com a fala, Márcio Jerry respondeu didaticamente: “Eu deploro essa frase, de que ‘o vírus acelera a morte…’. Ela é muito grave. Até quem está para morrer precisa ter o direito de não morrer. É essa ideia absolutamente desumana que está por trás das ações do presidente Bolsonaro. Ele foi a única pessoa que, desde o início, politizou a pandemia. Ele demorou para ter atitudes, classificou a doença como uma gripezinha. Enquanto gravamos esse programa, são dez mil irmãos e irmãs brasileiros e brasileiras que morreram, muitos desses não estavam ‘marcados para morrer’”.

O governo do Maranhão acatou a decisão da Justiça estadual de decretar lockdown em quatro cidades: São Luís, São José do Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa. Favorável à medida, Jerry prosseguiu: “A direita não pode, por uma razão ideológica, continuar negligenciando o coronavírus; não podem, sob pena de colar em si próprios uma ‘marca de genocida’, repetir as absurdas atrocidades do presidente da República, o negligente, o irresponsável. Vamos parar com esse negócio de ser mensageiro da morte, vamos ser mensageiros da vida. Vamos nos dar as mãos”.

Além disso, Jerry lamentou como o governo federal está gerindo a crise do coronavírus. “Bolsonaro está perdendo uma grande oportunidade de unir o Brasil, ele não precisa ficar todo dia brigando com governador, com prefeito, com a imprensa, brigando com seus próprios ministros! Por fim, o fundamento último da economia é o ser humano, não existe economia apartada dos seres humanos, são os seres humanos que movimentam a economia. Nós precisamos colocar esse debate no lugar correto, um lugar com serenidade, tranquilo, que obedece rigorosamente a ciência e a medicina”, completou.

Assista o programa completo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário