segunda-feira, 25 de maio de 2020

Pesquisador avalia efeitos de lockdown: "Maranhão está salvando vidas"


Flávio Dino (PCdoB), governador do Maranhão: "Consciência cidadã faz diferença"
O lockdown na Grande Ilha de São Luís mostrou resultados positivos. A medida foi determinada pela Justiça e teve todo o apoio do governo Flávio Dino (PCdoB-MA) para sair do papel. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), duas semanas após o cumprimento da medida mais restritiva para o combate ao novo coronavírus, a maior parte dos novos casos positivos de Covid-19 estão fora dos quatro municípios da região – diferentemente do que ocorria antes.

O cenário favorável derivado do amplo confinamento já era previsto pelo professor e pesquisador do Departamento de Engenharia Elétrica da UFMA, Allan Kardec. Com base em cálculo matemático, Kardec projetou que, sem o bloqueio total das atividades não essenciais, logo no início de junho, o número de casos de Covid-19 poderia explodir e passar da casa dos 30 mil na região metropolitana.

Doutor em Engenharia da Informação pela Universidade de Nagoya, no Japão, país onde também estudou Engenharia Biomédica, Kardec tem mais de 20 anos de experiência em estatística e processamento de dados. Seus gráficos estão apontando uma tendência de achatamento no número de casos e, principalmente, de óbitos na Grande Ilha após o lockdown.

“Uma coisa interessante no Maranhão é que no mundo inteiro o número de óbitos acompanha o número de casos, as curvas são parecidas. Mas aqui no Maranhão é diferente. O número de óbitos meio que está se achatando”, avalia Kardec.

Para Allan Kardec, os números positivos são resultado de tratamento clínico efetivo e das ações preventivas como o lockdown.

“Os óbitos curvam para baixo no estado. O fato objetivo é que o Maranhão está salvando vidas”, pontua Allan Kardec.

Apesar de obter pouca ajuda do Governo Federal, o Maranhão conseguiu abrir centenas de leitos e UTIs exclusivas para tratar pacientes com covid-19 nos dois últimos meses. O esforço, contudo, esbarra em dificuldades práticas como a importação de equipamentos e a disponibilidade de profissionais de saúde. Estes são alguns dos motivos pelos quais o isolamento tem sido tratado como fundamental no estado.

Na semana passada o governador Flávio Dino divulgou gráfico elaborado por Kardec, indicando curvas de óbitos na Ilha, com a previsão de casos para cenários com e sem lockdown. Segundo o governador, “os dados servem para sublinhar a importância das medidas preventivas e de distanciamento social”.

Nesta segunda-feira (25), Dino voltou a falar nas redes sociais sobre o trabalho realizado pelos servidores do estado, por exemplo na área de fiscalização. Reforçou, contudo, que para vencer a crise sanitária faz diferença a “consciência cidadã”.

Do Portal PCdoB

Nenhum comentário:

Postar um comentário