sexta-feira, 22 de maio de 2020

Sem beca, mas com diploma: Estácio São Luís realiza colação de grau on-line


 Ao todo, 81 formandos recebem “diplomas virtuais” na primeira colação de grau em meio ao isolamento social.

Depois de dois anos de aulas diárias, Carlos Augusto Piedade Pinho (31) acaba de receber o diploma de graduação em Marketing. O curso foi todo na modalidade à distância (EaD), incluindo um momento que não estava previsto para também ser assim: a colação de grau. “Achei excelente, uma experiência incrível!”, opina o profissional recém-formado.

Assim como Carlos Augusto, outros 80 estudantes da Estácio São Luís que finalizaram os cursos no segundo semestre de 2019 e fizeram as entregas dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) também participariam da pomposa e concorrida cerimônia presencial de colação de grau no mês de março, mas, com a quarentena, todos os eventos tiveram que ser cancelados. Com ajuda da tecnologia, por videoconferência, agora os mais novos profissionais formados pela instituição celebram a alegria de um sonho realizado. “Sinto-me muito feliz e realizado, e já vou começar a minha pós-graduação também on-line”, anunciou Carlos Augusto, que ainda não trabalha na área, por isso aproveita a quarentena para investir tempo e dedicação à qualificação profissional. 
Diploma virtual

Esta é a primeira cerimônia de colação de grau realizada pela Estácio desde que teve início o isolamento social imposto pela pandemia do novo coronavírus. O rito foi adequado mas buscou seguir as formalidades previstas na outorga de grau. A cerimônia conduzida pelo reitor da instituição, Antônio Teixeira, foi transmitida por um aplicativo de reuniões on-line, por meio da qual todos puderam participar.

A colação de grau ocorreu em dois dias diferentes. No primeiro dia, 55 alunos de 9 cursos presenciais e 14 cursos da modalidade EaD receberam os "diplomas virtuais". Já no segundo dia, foi a vez de 26 novos bacharéis de Direito também colarem grau. Os formandos não usam becas porque, por enquanto, apenas o comércio considerado essencial tem autorização para funcionar; nesse rol, não estão incluídas lojas de locação de material para formaturas.
A proposta de realizar a cerimônia virtual foi a solução encontrada pela Estácio para permitir que os estudantes pudessem dar continuidade à carreira acadêmica, com cursos de pós-graduações e especializações, por exemplo; ou simplesmente finalizar formalmente a graduação.

Entendemos que a colação de grau é em um momento importante para o aluno, por isso ajustamos a solenidade com a utilização de ferramentas tecnológicas de informação e comunicação”, comenta Antônio Teixeira, reitor da Estácio São Luís, que conclui: “Estamos felizes porque conseguimos demonstrar que, com criatividade e boa vontade, podemos continuar fazendo a diferença na vida e na história dos nossos alunos”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário