segunda-feira, 22 de junho de 2020

Márcio Jerry e Weverton Rocha explicam a importância da Frente Pró-SUS



O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB) e o senador Weverton Rocha (PDT) explicaram nesta segunda-feira (22) a importância da criação da Frente Parlamentar Mista pelo Fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Os parlamentares do Maranhão, que ocupam postos de liderança tanto na Câmara como no Senado, são os responsáveis pela criação do que está sendo chamada de Frente Pró-SUS.

“Eu posso citar como exemplo o editorial do Estado de São Paulo, um diário conservador, da elite brasileira, e até eles pedem investimentos e se rendem ao fato de que nós precisamos valorizar muito, bater palmas para o SUS. O que eu quero dizer é que nós precisamos pensar no que vamos tirar de legado dessa pandemia. A proposta é ter um atendimento de saúde púbica mais forte, que alcance todo o Brasil”, disse Márcio Jerry, durante uma transmissão no Instagram. 

O editorial citado pelo deputado afirma que “é preciso cuidar melhor do Sistema Único de Saúde (SUS). Não fosse o SUS, o País estaria pranteando não 50 mil, mas um número incalculável de mortos. O SUS é um avanço civilizatório que tirou a saúde da lógica de mercado ou do mero assistencialismo e a alçou à categoria de direito universal. A pandemia só evidenciou sua importância, como se isto fosse necessário, e a necessidade de mais investimentos”, diz um trecho do texto publicado no domingo (21).

Para o senador Weverton Rocha, a estratégia da criação de uma Frente Parlamentar pode fortalecer o movimento de defesa das políticas públicas. “O Márcio é o idealizador da proposta e eu sou um soldado nessa luta da defesa intransigente de um sistema que é referência no mundo inteiro, o SUS. Estamos nos unindo para agregar forças e em breve vamos alcançar o número necessário de assinaturas”, afirmou o senador.

Frentes parlamentares são associações de parlamentares de vários partidos para debater sobre determinado tema de interesse da sociedade. Para que elas sejam constituídas precisam ser registradas com composição de pelo menos um terço de membros do Poder Legislativo. As assinaturas da Frente SUS estão sendo coletadas no Parlamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário