terça-feira, 23 de junho de 2020

Prefeitura de Barreirinhas garante centros de referência para tratamento de covid e síndromes gripais


Barreirinhas selecionou dois centros de referência para atendimento exclusivo a pacientes com sintomas do Covid-19 e de síndrome gripal. São as UBS do Murici e do Riacho, atendendo de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, e sábado e domingo de 8h às 13h.
Está disponível a testagem rápida de detecção do coronavírus para a população em geral, realizada na própria UBS (também nas UBS da zona rural pela equipe da Estratégia de Saúde da Família) para pacientes "sintomáticos", com solicitação médica.
Nas UBS da sede (Riacho e Murici) haverá um "Túnel de ozônio" para a desinfecção externa da pessoa antes de entrar e ao sair da unidade. "O túnel instalado na Ubs do Murici será seguido de outros quatro adquiridos pela Prefeitura de Barreirinhas. Eles serão instalados na Ubs do Riacho, no Hospital regional e nos 2 principais bancos da cidade", afirnou o prefeito Albérico Filho ao entregar à equipe da Saúde os equipamentos.
Os medicamentos de combate ao vírus são disponibilizados em todas as UBS de referência e na zona rural, além de exames complementares como eletrocardiograma, raio-X e exames laboratoriais. O paciente com síndrome gripal será atendido, receberá as medicações e fará o teste rápido no centro de referência, se prescrito.
As UBS de Cidade Nova, Aeroporto e Boa Vista atenderão a outras demandas da população, como: vacina, curativo, consultas, pré-natal, etc. Os exames laboratóriais continuarão sendo realizados na zona rural, sem que haja a necessidade de deslocamento do paciente para a sede.
Os ACS manterão os acompanhamentos normalmente em suas respectivas áreas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário