quarta-feira, 8 de julho de 2020

“Insuperável na estupidez”, diz Márcio Jerry sobre vetos de Bolsonaro


Bolsonaro impôs 16 vetos à lei que estabelece medidas para conter o avanço do coronavírus em aldeias indígenas e demais comunidades tradicionais
O deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA) protestou nesta quarta-feira (8) contra os vetos impostos pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) à lei que estabelece medidas para conter o avanço do coronavírus em aldeias indígenas e demais comunidades tradicionais durante a pandemia.

Sancionada hoje, lei estabelecia uma série de ações de proteção, entre elas, o acesso à água potável, oferta de leitos hospitalares e distribuição de cestas básicas para estas populações.

“Bolsonaro é insuperável na estupidez contra os que mais precisam, como nos vetos à distribuição de água e materiais de higiene de indígenas e quilombolas. Vamos lutar para derrubar estes vetos no Congresso Nacional”, prometeu o parlamentar.

Vetos

Além da crítica aos pontos suprimidos pelo presidente, a maior queixa de Jerry e de outros congressistas que batalharam pela consolidação do texto é que Bolsonaro esperou até o último momento para anunciar suas discordâncias.

Além do acesso à água, Bolsonaro ainda impediu a distribuição de materiais para desinfecção de aldeias e comunidades, pontos de internet, elaboração e distribuição de materiais educativos para prevenção da covid-19 em diversas línguas para garantir o entendimento dos diversos povos indígenas do país.

Também vetou o atendimento diferenciado para indígenas de média e alta complexidade, com oferta de leitos hospitalares, UTI e ventiladores e máquinas de oxigenação sanguínea, ignorando a alta taxa de letalidade do novo coronavírus nesses povos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário