quarta-feira, 15 de julho de 2020

Rafael Leitoa defende MP do Executivo e rebate críticas da oposição

Rafael Leitoa ressaltou a urgência da MP 319 e rebateu críticas

O deputado Rafael Leitoa (PDT) defendeu a Medida Provisória 319, de autoria do Executivo Estadual e aprovada na sessão plenária desta terça-feira (14). A MP solicita crédito extraordinário de cerca de R$ 71 milhões para combater a pandemia da Covid-19.

Por videoconferência, o parlamentar ressaltou a urgência da MP e rebateu críticas do deputado de oposição César Pires (PV). “A MP cumpre um preceito orçamentário. Como cobrar um plano de aplicação para aprovação dessa Medida Provisória, se os preceitos dessa aprovação são relevância e urgência? Se saúde pública não for relevante e urgente, eu não sei o que mais será”, rebateu Leitoa, destacando que “para ver a aplicação correta de recursos e das atividades de combate à Covid-19, basta analisar os números de leitos que o Governo do Estado abriu nesse período, bem como os números de respiradores enviados ao interior do Estado, aquisição de materiais e suprimentos”.

Ele prosseguiu: “Esse é o verdadeiro plano de aplicação: salvar vidas. Se hoje o Maranhão tem índices bons com relação à pandemia, foi por conta de todo esse investimento, apesar da crise financeira”, afirmou.

Rafael Leitoa disse ainda que se sentia triste com as constantes falas dos deputados de oposição, que, segundo ele, “desmerecem toda e qualquer ação do Governo do Estado e tentam transformar a urgência de soluções, por parte do Executivo, em improbidade”.

“Tentam passar para a opinião pública que nós estamos dando um cheque em branco para o governador Flávio Dino. O que estamos fazendo é uma adequação à legislação orçamentária. O deputado César é experiente, sabe o que nós estamos aprovando. Se a gente pesquisar outros pronunciamentos dele, enquanto líder do governo passado, vamos verificar ele fazendo defesa com relação ao crédito orçamentário de maneira semelhante”, destacou.

Ao finalizar, Rafael Leitoa lembrou que Timon, sua cidade natal, conta, atualmente, com leitos de UTIs e respiradores, graças à política de expansão de combate ao coronavírus em todo o Maranhão. Conforme ele, tudo em virtude dos investimentos positivos na saúde pública do estado.

“Não tenho dúvida nenhuma da execução orçamentária, do trabalho brilhante que o nosso secretário Carlos Lula tem feito, tanto que foi aclamado para ser o presidente do Conass, representando todos os secretários de saúde do Brasil”, finalizou.

Exemplo positivo

A defesa da MP partiu também do deputado Marcos Caldas (PTB), que apresentou o exemplo positivo dos investimentos feitos no Hospital Regional de Chapadinha, o qual atende 18 municípios da região e, atualmente, conta com 12 respiradores nas UTIs (antes, eram apenas dois). “Já chegamos a ter os 12 leitos ocupados. Hoje, apenas cinco pacientes necessitam de respiração artificial. Temos sete leitos disponíveis”, destacou Marcos Caldas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário