domingo, 9 de agosto de 2020

CNBB: dom Pedro Casaldáliga marcou sua vida pela solidariedade


A morte de Dom Pedro Casaldáliga, expoente da Teologia da Libertação e defensor dos povos indígenas, causou consternação em vários setores da sociedade.
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) disse, em nota, que se solidariza com a Prelazia de São Félix do Araguaia e a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria pelo falecimento do bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano pela morte de dom Pedro Casaldáliga. O “bispo do povo” faleceu neste sábado (8), aos 92 anos.

“Dom Pedro marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos, fazendo de seu ministério, sua poesia e sua vida um canto à solidariedade. Preocupado em “nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”, contempla agora o Deus da Vida, a quem buscou servir em cada pobre, em cada sofredor”, destaca a CNBB.

Leia a íntegra da nota:

Nota de pesar da CNBB pelo falecimento de dom Pedro Casaldáliga

Brasília, 08 de agosto de 2020
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil se solidariza com a Prelazia de São Félix do Araguaia e a Congregação dos Missionários Filhos do Imaculado Coração de Maria pelo falecimento, ocorrido hoje, de Dom Pedro Casaldáliga Plá, bispo Emérito da Prelazia de São Félix do Araguaia (MT) e Missionário Claretiano.

Dom Pedro marcou sua vida pela solidariedade em relação aos mais pobres e sofridos, fazendo de seu ministério, sua poesia e sua vida um canto à solidariedade. Preocupado em “nada possuir, nada carregar, nada pedir, nada calar e, sobretudo, nada matar”, contempla agora o Deus da Vida, a quem buscou servir em cada pobre, em cada sofredor.

Em Cristo,

Dom Walmor Oliveira de Azevedo

Arcebispo de Belo Horizonte (MG)

Presidente da CNBB

Dom Jaime Spengler

Arcebispo de Porto Alegre (RS)

Primeiro Vice-Presidente da CNB
Dom Mário Antônio da Silva

Bispo de Roraima (RR)

Segundo Vice-Presidente da CNBB

Dom Joel Portella Amado

Bispo auxiliar da arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ)

Secretário-geral da CNBB

Nenhum comentário:

Postar um comentário