terça-feira, 25 de agosto de 2020

Secretários do Maranhão ampliam presença no comando de entidades nacionais


Márcio Honaiser, secretário da Sedes (Foto: Divulgação)

O Maranhão continua ampliando a presença em postos de comando de associações, fundações e outras entidades de caráter nacional. São secretários que vêm sendo eleitos presidentes de órgãos estratégicos em diversas áreas. 

O mais recente deles é Márcio Honaiser, secretário de Estado do Desenvolvimento Social do Maranhão. Ele é o novo presidente do Fórum Nacional de Secretários de Estado da Assistência Social (Fonseas), gestão 2020-2021.

O Fonseas debate ações e parcerias da assistência social, dentre outras demandas. “Este é mais um reconhecimento ao trabalho do nosso governador Flávio Dino e de toda a equipe da Sedes, que cada vez mais se torna referência nacional”, disse Honaiser. 

Planejamento

Entre outros nomes da gestão estadual que chefiam entidades nacionais está o da secretária de Estado do Planejamento do Maranhão, Cynthia Mota Lima. Ela preside o Conselho Nacional de Secretários de Estado de Planejamento (Conseplan). 

“Liderar o Consenplan tem sido uma experiência singular e de grande relevância para o Estado do Maranhão. Os últimos anos de crise econômica e restrição fiscal que o nosso país atravessa só reforçam a importância do planejamento no setor público”, afirma Mota Lima. 

Ela acrescenta que o Conselho “tem desempenhado um papel estratégico de fortalecimento institucional dos Estados, compartilhamento de experiências e articulação interfederativa, elementos fundamentais para superação dos atuais desafios”. 

Saúde

O secretário de Estado da Saúde do Maranhão, Carlos Lula, foi eleito recentemente presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass). 

No momento, o desafio maior é o combate ao coronavírus, traçando parcerias e trocas de informações entre os estados. 

“À frente do Conass, nos propomos a encontrar uma saída para a crise sanitária. O que esperamos é a construção conjunta de medidas concretas e ágeis na resposta à emergência em saúde pública, essenciais para retomada gradual da rotina dos estados e o resgate da qualidade de vida dos brasileiros”, diz o secretário. 

“Nós entendemos que decisões devem ser tomadas e escolhas devem ser feitas, pois existem vidas a serem salvas diariamente no país. O compromisso com a saúde pública é ainda maior porque existe uma pandemia a ser controlada”, acrescenta Carlos Lula.

Procuradores

O procurador-geral do Estado, Rodrigo Maia, preside o Colégio Nacional dos Procuradores-gerais dos Estados e do Distrito Federal (Conpeg). 

Entre as conquistas mais recentes da entidade, está a determinação, feita pelo Supremo a pedido do Conpeg, para a União transferir imediatamente aos Fundos Estaduais e Distrital 50% dos recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública e que não fizesse novos bloqueios.

“O Conpeg é uma instituição que tem um papel fundamental na reafirmação e na representatividade dos Estados. Nós instituímos uma rede de cooperação muito proveitosa e muito eficiente para os Estados, na medida em que, em prol de seus interesses, têm atuado de maneira muito assertiva na defesa em juízo e na interlocução com outras instituições, como o Congresso Nacional e o Tribunal de Contas da União. É uma importante ferramenta de defesa da Federação”, afirma Rodrigo Maia. 
Cynthia Mota Lima, da Seplan 

Agropecuária

Fabiola Ewerton, diretora geral da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged), é a principal representante para a região Nordeste na Fórum Nacional dos Executores de Sanidade Agropecuária (Fonesa).

A entidade faz articulação entre os órgãos de defesa agropecuária, para garantir o máximo de qualidade para os produtos que são consumidos pelos brasileiros. 

Indústria

O Conselho Nacional dos Secretários de Desenvolvimento Econômico (Consedic) está sob a presidência do secretário de Estado de Indústria e Comércio do Maranhão, Simplício Araújo. 

“Nesse período de pandemia, dialoguei com vários colegas secretários, debatendo sobre ações para aplicamos no nosso respectivo estado”, afirma Simplício. 

“O Consedic tem um importante papel, já que coordena os interesses comuns das unidades da Federação junto aos Poderes Executivo e Legislativo. O conselho reúne as secretarias de Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de todos os Estados e do Distrito Federal e tem um papel fundamental em traçar estratégias para o crescimento econômico em todo o território nacional”, acrescenta. 

Detrans

A presidente do Detran-MA, Larissa Abdalla, é a presidente da Associação Nacional de Detrans (AND). O principal objetivo do órgão é buscar soluções para o trânsito e a legislação da área. 

A Associação também representa as respectivas unidades junto ao Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Nenhum comentário:

Postar um comentário