quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Fonseas reúne Secretários de Estado e Técnicos


O Fórum Nacional de Secretários/as de Estado da Assistência Social (Fonseas), realizou na manhã desta terça-feira (15), a primeira reunião conduzida pelo Presidente eleito Márcio Honaiser.
Foto: Honório Moreira/Ascom Sedes-MA

Dentre os desafios centrais os participantes destacaram a necessidade de intensificar as ações em defesa do PL 4292/2020, de iniciativa do Deputado Danilo Cabral (PSB/PE), que preside a Frente Parlamentar em Defesa do SUAS.

“O cenário de restrição fiscal e ampliação de demandas para a Assistência Social, requer a articulação de esforços para garantir mais recursos para o SUAS. Cada Secretário e Secretária pode mobilizar seus deputados para que possamos aprovar os recursos”, afirmou o presidente Márcio.

O requerimento de urgência do PL 4292/20, também conhecido como Plano Emergencial do SUAS, destina 4 bilhões de reais para estados e municípios. Foi mobilizado pelo Congemas e e conta com amplo apoio das entidades representativas do SUAS. Esta mobilização viabilizou as assinaturas para requerimento de urgência. Nos próximos dias, o presidente Rodrigo Maia deverá receber em reunião representantes do Congemas, Fonseas e demais entidades, em reunião específica, oportunidade em que o Fonseas deverá reafirmar a necessidade de uma recomposição dos recursos ainda para o exercício de 2020.

Fonseas planeja intensificar ações em defesa do SUAS, e o orçamento é pauta central!

O colegiado do Fonseas deverá realizar um plano de ações em defesa do SUAS. Diante da conjuntura de redução de recursos e das consequências da pandemia, que além de expressar uma crise sanitária, gera uma crise econômica e social, especialmente pelo aumento de demandas por serviços e benefícios.

“Precisamos ampliar nossa capacidade de responder aos desafios. O Fonseas precisa ter uma organização robusta, com maior interlocução, e condições para formar uma consciência social”, afirmou a Secretária do estado de Sergipe, Leda Lúcia Vasconcelos.

O mapeamento dos recursos estaduais é uma das iniciativas já definidas pelo Fonseas. As Secretarias estaduais participarão do levantamento, visando a definição de novas ações. Nesse sentido, a experiência de Santa Catarina foi destacada.


“Em Santa Catarina conseguimos ampliar os orçamento ordinário em mais de 230%, diante do contexto de emergência. Nós priorizamos repasses maiores aos municípios”, compartilhou a Secretária do estado de Santa Catarina Maria Elisa Silveira de Caro.

Para o Presidente Márcio, é “fundamental ampliar o conhecimento entregue no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), para que quem acompanha os canais, a política de assistência social, trabalhadores/as, usuários/as, tenha conhecimento máximo de como funciona, como agir. Em outras palavras, que as pessoas precisam conhecer o SUAS”. 

O colegiado problematizou o contexto de redução das despesas obrigatórias por meio do Fundo Nacional de Assistência Social. Recursos assegurados para 2020 somam R$ 1,387 bilhão, sendo que a execução financeira é de aproximadamente 800 milhões apenas. Uma das prioridades, é a mobilização do executivo e do legislativo para uma recomposição do orçamento, considerando o orçamento aprovado pelo Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), de aproximadamente R$ 2,6 bilhões.

Em relação ao exercício de 2021 o orçamento de de apenas 1,08 bilhão. Além das iniciativas voltadas à recomposição, é preciso orientar a execução das Emendas Parlamentares. Em relação ao orçamento, está na pauta do Fonseas: revogação da EC 95/16 que congelou por 20 anos os recursos para a Assistência Social; revogação da Portaria do Ministério da Cidadania, 2362/19, que equaliza os recursos orçamentários, e implicam da redução das parcelas repassadas em média 40%; pacto federativo; entre outros assuntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário