sexta-feira, 25 de setembro de 2020

VLI promove ações educativas na Semana Nacional do Trânsito no Maranhão



Atividades presenciais e on-line foram realizadas durante a semana

Lembrada, anualmente, entre os dias 18 e 25 de setembro, a Semana Nacional do Trânsito (SNT) é um período dedicado à conscientização da população sobre riscos e cuidados relacionados ao tema. Com este intuito, a VLI, companhia de soluções logísticas que integra terminais, ferrovias e portos, responsável pela circulação de trens entre o Maranhão e o Tocantins e pela operação do Terminal Portuário São Luís, realizou, entre os dias 22 e 24, uma série de ações educativas nos municípios de Imperatriz, Porto Franco e Estreito, localizados na região sul do estado.

As atividades, promovidas pela VLI de forma presencial e on-line, tiveram um objetivo comum: sensibilizar a sociedade sobre o cenário brasileiro e estimular a participação responsável de condutores, passageiros, motociclistas, ciclistas e pedestres nas estruturas viárias do Maranhão. Uma delas foi realizada terça-feira (22), no bairro Vila Davi II, localizado às margens da BR-010, onde foram apresentados à comunidade informações indispensáveis sobre segurança ferroviária.

Na quarta-feira (23), ações foram desenvolvidas nos municípios de Porto Franco e Estreito, onde foram realizadas abordagens a caminhoneiros nas áreas de Passagem em Nível (PN) – local em que a ferrovia se encontra com a rodovia –, com orientações sobre a importância de manter a atenção para as placas de sinalização, a tradicional Cruz de Santo André, reconhecida por conter o termo “Pare, Olhe, Escute”.

Ontem (24), à convite do Sest/Senat de Imperatriz, a VLI participou de uma live onde o tema foi debatido com os internautas. A transmissão aconteceu no perfil da instituição no Instagram (@sestsenatimperatrizma), com o tema "Perceba o risco, proteja a vida", que norteia a SNT deste ano.

Na ocasião, o analista de Segurança Operacional da companhia, Adão Carmo, participou da conversa e falou sobre Segurança Ferroviária. "A conscientização da sociedade precisa ser constante e estimulada por todos. Como o próprio tema da campanha deste ano destaca, é necessário perceber o risco para proteger a vida, isso exige atenção, cuidado e informação para que condutores de veículos, passageiros e pedestres saibam como devem agir no trânsito", pontuou Carmo.

Dicas da VLI para agir com segurança ao interagir com a linha ferroviária:

  • Motoristas, ciclistas e pedestres não devem atravessar em locais não sinalizados. Travessia segura é pelas passagens em nível (PN), ou seja, cruzamentos sinalizados;
  • Antes de atravessar a ferrovia, pare, olhe e escute;
  • Não estacione sobre os trilhos ou perto da linha férrea;
  • Não suba nos vagões ou locomotivas e não passe por baixo dos vagões. O trem pode movimentar a qualquer momento;
  • Um trem carregado pode levar até um quilômetro para parar totalmente. Se o trem estiver aproximando, aguarde a sua vez;
  • Atenção! Bicicleta também é veículo e o desrespeito à sinalização pode gerar multa e outras penalidades, além de expor o ciclista ao risco de acidentes;
  • Fotografar em ferrovia mais que a multa pode custar a sua vida. Não se arrisque!

Sobre a VLI

A VLI tem o compromisso de contribuir para a transformação da logística no país, por meio da integração de serviços em portos, ferrovias e terminais. A empresa engloba as ferrovias Norte Sul (FNS) e Centro-Atlântica (FCA), além de terminais intermodais, que unem o carregamento e o descarregamento de produtos ao transporte ferroviário, e terminais portuários situados em eixos estratégicos da costa brasileira, tais como em Santos (SP), São Luís (MA) e Vitória (ES). Escolhida como uma das 150 melhores empresas para se trabalhar pela revista Você S/A pelos últimos cinco anos e a primeira colocada do segmento de Logística e Transporte em 2019, a VLI transporta as riquezas do Brasil por rotas que passam pelas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Centro-Oeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário