quinta-feira, 22 de outubro de 2020

Com articulação de Weverton, Frente Parlamentar para Fortalecimento do SUS é criada


Garantir o aperfeiçoamento e recursos para o Sistema Único de Saúde (SUS), especialmente no pós-pandemia. Este é o objetivo da Frente Parlamentar pelo Fortalecimento do SUS proposta pelo senador Weverton (PDT-MA) e pelo deputado federal Márcio Jerry (PCdoB-MA). A criação da Frente foi aprovada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

“Essa aprovação é muito importante. Eu e o deputado Márcio Jerry nos empenhamos para conseguir recolher as assinaturas e tirar este projeto do papel. O trabalho do grupo é fundamental para debater a formulação de políticas de fortalecimento do SUS”, declarou Weverton.
A Frente Parlamentar é composta por quase 190 deputados e 15 senadores. Márcio Jerry será presidente da frente e Weverton o vice-presidente. O grupo irá atuar para que o SUS ganhe uma nova dimensão e mais espaço na agenda do Congresso Nacional e da sociedade.
“Neste momento de pandemia, percebemos a importância do SUS para a saúde pública brasileira . Por isso, é preciso que a gente fortaleça e assegure recursos e condições que garantam um atendimento de qualidade para a população”, explicou Weverton.

Sobre o SUS
O SUS foi criado em 1988 pela Constituição Federal Brasileira. O Sistema Único de Saúde proporciona a todo cidadão brasileiro acesso integral, universal e gratuito a serviços de saúde. O SUS é hoje considerado um dos maiores e melhores sistemas de saúde públicos do mundo.
De acordo com a Fiocruz, o SUS beneficia cerca de 180 milhões de brasileiros e realiza por ano em torno de 2,8 bilhões de atendimentos, desde procedimentos ambulatoriais simples a atendimentos de alta complexidade, como transplantes de órgãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário