quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Finalista do Prêmio Jabuti, Lindevania Martins é recebida no Clube de Leitura Amei Ler


O Premio Jabuti é uma espécie de Oscar na literatura brasileira. Termômetro do que de melhor se produz na literatura nacional. Na edição de 2020, a escritora maranhense Lindevania Martins possui trabalhos em obras indicadas ao Jabuti em duas categorias distintas. Na categoria contos, está nos Cadernos Negros Volume 42, Contos Afrodescendentes. Na categoria Inovação- Fomento a Leitura, possui trabalho na Coleção I- Mulherio das Letras, composto por 21 livros individuais de mulheres, dentro os quais se encontram seu livro de poemas “Fora dos Trilhos”.

A escritora sublinha a importância da indicação para a literatura maranhense: “Ser finalista do Jabuti já é um prêmio, dado o destaque e a visibilidade para a produção do artista que a indicação traz. Este ano, além de mim, concorrem ao Jabuti mais três poetas maranhenses. Temos a Rossana Jansen, que está na mesma coleção da qual participo, a Coleção I- Mulherio das Letras. E ainda temos o Salgado Maranhão e o Samuel Marinho com livros individuais de poesia. Importante registrar que temos outras e outros escritores maranhenses se destacando, ganhando prêmios, inovando e influenciando no surgimento de novas produções literárias. Isso é digno de destaque porque mostra que a literatura maranhense contemporânea está viva, pulsante e cheia de energia. Mostra a importância de não ficarmos restritos ao passado, mas conhecermos essa literatura que se produz na atualidade e que dialoga intensamente com um presente cheio de desafios”.

Escritora experiente, Lindevania Martins foi selecionada pelo Clube Amei Ler como autora do mês de outubro, tendo suas obras divulgadas de forma contínua nas redes sociais do clube, através da publicação de resenhas, vídeos e leitura de trechos de livros, finalizando com a realização de um encontro virtual no final do mês. Fundado por Jaqueline Moraes, Lorena Silva, Ricardo Miranda Porto e Talita Guimarães, todos escritores e ávidos leitores, o Clube de Leitura Amei Ler surgiu em São Luís, na Associação Maranhense de Escritores Independentes, com a intenção de publicizar e incentivar a leitura de autores maranhenses, tanto os contemporâneos quanto os clássicos.

Lorena Silva, que será a mediadora do encontro, ressalta as qualidades da escolhida: “Lindevania Martins possui ampla bagagem literária e suas obras permitem uma rica reflexão sobre as contradições do ser humano. Ela tem trazido temas de grande relevância em seus livros e estamos com a expectativa de termos um excelente encontro no final do mês, que agora será encontro virtual por conta da pandemia”.

Por seu turno, Lindevania acredita que iniciativas como a do Clube Amei contribuem para o fortalecimento do cenário literário local: “Com frequência, a população conhece autores estrangeiros ou do sul do país, mas não conhece os autores e autoras da nossa terra. A iniciativa do Clube Amei Ler valoriza e incentiva a cultura maranhense, através do reconhecimento dos nossos escritores, permitindo esse intercâmbio maravilhoso entre autores e leitores que além de formar uma plateia mais sensível, forma as futuras gerações de escritores”.Para encerrar o ciclo, o Clube de Leitura Amei Ler promoverá um encontro virtual com Lindevania Martins no dia 30 de outubro, às 18 horas, pelo perfil do instagram @clubeameiler, na qual a mesma falará sobre seu processo criativo, percurso literário e as expectativas quanto ao Prêmio Jabuti.

Nenhum comentário:

Postar um comentário